metropoles.com

Alckmin promete a empresários empenho por acordo entre Japão e Mercosul

Acordo de livre comércio é cobrança do setor industrial brasileiro. A executivos, Geraldo Alckmin se comprometeu a trabalhar pela proposta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Geraldo Alckmin
1 de 1 Geraldo Alckmin - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

No comando da Presidência da República durante a viagem do titular Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, o presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) se reuniu, nesta terça-feira (11/4), com empresários brasileiros e japoneses do setor da indústria, para discutir, entre outros temas, a possibilidade de se estabelecer um acordo de livre comércio entre o Japão e o Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

O Acordo de Parceria Econômica Japão-Mercosul vem sendo cobrado pelo setor industrial brasileiro nos últimos anos. Segundo executivos que participaram da reunião, Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, se manifestou “muito positivamente” sobre o tema e teria dito que irá trabalhar para estabelecer o acordo “o mais rápido possível”.

Se concretizado, um acordo entre Japão e Mercosul deve ampliar e diversificar as exportações brasileiras, equalizar condições de competição com países com os quais o Japão tem acordos similares e diminuir as barreiras comerciais.

O Japão é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil e um dos principais investidores no país. Em 2022, a corrente de comércio entre os dois países foi de US$ 11,9 bilhões. Já o total de investimentos japoneses no Brasil foi de US$ 21,5 bilhões.

Menos tarifas

Segundo um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Japão aplica uma tarifa média de 6% no geral aos produtos brasileiros. Porém, em produtos da agroindústria a média tarifária é de 16%.

Com o acordo Japão-Mercosul, seria possível eliminar parte relevante das tarifas de importação e eliminar ou atenuar a incidência de barreiras não tarifárias.

A proposta entre os blocos ainda deve contar com normas que estimulam a integração comercial entre Brasil e Japão, como regras aduaneiras para aumentar a celeridade do comércio, abertura do mercado de compras governamentais, aumento dos investimentos bilaterais e do comércio bilateral de serviços, e estímulo à cooperação e ao intercâmbio de tecnologia entre os dois países.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?