metropoles.com

Alckmin em reunião ministerial: “Só Lula ganharia essa eleição”

Reunião ministerial entre o presidente, o vice, Geraldo Alckmin, 37 ministros e os líderes da Câmara e do Senado começou às 10h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp Image 2023-01-06 at 10.50.07
1 de 1 WhatsApp Image 2023-01-06 at 10.50.07 - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ao agradecer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), disse, durante reunião ministerial, na manhã desta sexta-feira (6/1), que ninguém ganharia a eleição, além do petista.

A reunião ministerial entre o presidente, vice, os 37  ministros e os líderes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal começou por volta das 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Nós temos gratidão ao povo brasileiro, que deu uma aula de democracia e gratidão ao presidente Lula. Só ele ganharia essa eleição, ninguém mais ganharia essa eleição. Gratidão a gente retribui com trabalho. Nossa responsabilidade e de cada um de nós aqui é enorme. Frente ao presidente, que nos proporcionou essa confiança e essa unidade de trabalharmos pelo povo brasileiro”, disse Alckmin.

Após uma disputada eleição em segundo turno, em 30 de outubro, Lula ficou com 50,90% dos votos válidos. O segundo colocado, e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chegou a 49,10%. A diferença em votos válidos foi de cerca de 6 milhões de votos.

No primeiro turno, concorreram os seguintes candidatos:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • Jair Bolsonaro (PL)
  • Ciro Gomes (PDT)
  • Simone Tebet (MDB)
  • Felipe d’Avila (Novo)
  • José Maria Eymael (DC)
  • Vera Lúcia (PSTU)
  • Leonardo Péricles (UP)
  • Sofia Manzano (PCB)
  • Soraya Thronicke (União Brasil)
  • Kelmon Souza (PTB)

Gratidão siamesa

Alckmin iniciou sua fala dizendo que o sentimento era de “gratidão” ao povo brasileiro e ao chefe do Executivo. “Uma alegria! Um dia histórico, onde nos encontramos na primeira reunião ministerial. Em 6 de janeiro, é o Dia dos Reis Magos e o Dia da Gratidão. Acho que temos duas gratidões siamesas: ao povo brasileiro e a Lula”, expressou.

Além de vice-presidente, Alckmin foi empossado ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, na última quarta-feira (4/1). Em seu primeiro discurso, o ex-tucano disse que o momento político é de “união e reconstrução”.

“Determino que sejamos claros quanto aos nossos propósitos. Hora de união e reconstrução. O esforço de reindustrializar o Brasil e de aperfeiçoar nossa indústria e incluir os trabalhadores na economia não são tarefas episódicas, mas obra de todo o governo comprometido com o futuro melhor e justo para o povo”, afirmou na ocasião.

Alckmin e Lula se enfrentaram no segundo turno da eleição presidencial de 2006, quando Lula foi reeleito. Ele também foi, entre 2017 e 2019, presidente nacional do PSDB, partido pelo qual esteve filiado por 33 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?