metropoles.com

Alckmin diz que “passou da hora” de o Banco Central reduzir a Selic

Vice-presidente Geraldo Alckmin voltou a criticar decisão do Copom, do Banco Central, de manter a taxa de juros, a Selic, em 13,75%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metropoles
O vice-presidente Geraldo Alckmin
1 de 1 O vice-presidente Geraldo Alckmin - Foto: Vinicius Schmidt/Metropoles

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, disse, nesta segunda-feira (3/4), que “passou da hora” de o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reduzir a taxa de juros, a Selic, atualmente em 13,75%.

“Eu acho que passou da hora [de reduzir a taxa]. Não tem razão para nós termos a maior taxa de juros do mundo. Aliás, é difícil de entender. Em 2020, a taxa de juros era de 2%. Hoje, está em 13,75%. Não tem justificativa, e esse é um fator importante, porque câmbio, juros e imposto são decisivos para a atividade econômica”, afirmou a jornalistas, durante agenda em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem criticado o Banco Central e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelo percentual da taxa de juros.

Alckmin critica manutenção da Selic em 13,75%: “É muito radicalismo”

Mesmo após a insatisfação demonstrada pela cúpula do governo, o Copom manteve a Selic em 13,75% ao ano. Segundo o colegiado, a decisão levou em conta o cenário internacional “adverso e volátil”, além da alta dos juros nos Estados Unidos.

O mercado financeiro acredita na queda da taxa básica de juros no Brasil somente a partir de julho. Se confirmada, a redução ocorrerá com maior ênfase em agosto e setembro, com corte de cerca de 0,15 ponto percentual.

Segundo executivos, outro ponto com chance de antecipar a diminuição dos juros é a proposta do novo arcabouço fiscal, apresentada pela equipe econômica na última semana. Para Alckmin, a regra fiscal apresenta “todos os argumentos” para que ocorra “uma curva de redução da taxa de juros”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?