metropoles.com

Alckmin assume presidência pela segunda vez em menos de um mês

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa o país, na manhã desta quinta-feira, em direção aos EUA, onde se reunirá com Biden

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Captura de tela 2023-02-09 100737
1 de 1 Captura de tela 2023-02-09 100737 - Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), assumirá nas próximas horas, a presidência da República pela segunda vez em menos de um mês. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixa o país, na manhã desta quinta-feira (9/2), em direção aos Estados Unidos, onde se reunirá com Joe Biden.

O comando do país foi transmido pelo presidente Lula a Alckmin, da Base Aérea de Brasília, de onde sai o avião presidencial. Veja:

A última vez que Alckmin assumiu o comando do país foi no dia 24 de janeiro, quando Lula visitou Argentina e ao Uruguai e ficou fora do território brasileiro por quatro dias.

Um impasse que Alckmin enfrenta à frente da presidência é o dilema de onde despachar. Normalmente, o vice-presidente despacha do gabinete anexado ao Palácio do Planalto, em Brasília. Quando assume o comando interino do país, no entanto, ele pode trabalhar direto do gabinete do presidente da República.

Na última semana de janeiro, durante reunião com os 27 governadores, Lula revelou que o vice-presidente, não quis sentar na cadeira presidencial quando exerceu a Presidência durante a viagem do titular à Argentina e ao Uruguai.

“Vou passar a palavra para o meu companheiro Geraldo Alckmin, que foi presidente agora por três dias, quando eu fui na Argentina, e não quis sentar na minha cadeira. Eu pedi para ele ficar na minha sala, ele disse: ‘Não. Na sala eu posso ficar, mas a cadeira é do presidente, nela eu não sento’. E ele foi despachar numa sala vizinha à sala do presidente”, declarou.

E continuou: “Eu volto a repetir na frente de todos os governadores: eu vou viajar muito e, quando eu viajar, na minha cadeira eu vou escrever: Geraldo Alckmin para você poder sentar sem nenhuma preocupação. Porque a minha cadeira não morde, ela afaga”, prosseguiu.

A reportagem questionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República para saber de onde Alckmin despachará, mas não obteve resposta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?