“Ainda há riscos no curso da pandemia”, diz Bolsonaro a investidores
Presidente também alegou que a crise sanitária não tem o poder de comprometer a economia brasileira a longo prazo
atualizado
Compartilhar notícia
Em evento com investidores na manhã desta segunda-feira (31/5), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitiu que ainda há riscos no curso da pandemia de Covid-19 no Brasil. O mandatário, entretanto, afirmou que o governo tem empreendido esforços para mitigá-los.
“A atual crise sanitária enseja preocupações, mas não tem o poder de comprometer, a longo prazo, uma das maiores economias do mundo”, apontou em discurso na abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2021.
Segundo o chefe do Executivo federal, “o Brasil está, mais do que nunca, preparado para oferecer oportunidades únicas a investidores de todo o mundo – por suas potencialidades, assim como por sua segurança jurídica e econômica, que busquei fortalecer durante meu governo”.
“Ainda há riscos no curso da pandemia, mas temos feito e continuaremos a envidar nossos melhores esforços para mitigá-los”, prosseguiu.
O presidente manifestou pesar às famílias das mais de 460 mil vítimas da Covid-19 e ressaltou números da vacinação no país.
“Ainda com respeito à crise sanitária, manifesto meu pesar às famílias das vítimas. Diante dos naturais desafios que o país vem enfrentando, há evolução positiva: o Brasil já aplicou mais de 65 milhões de doses de vacina. Mais de 20% da população brasileira já recebeu pelo menos a primeira dose de imunizante contra a Covid-19”, assinalou.
O titular do Palácio do Planalto completou o discurso informando que, além das duas fórmulas de vacinas que já estão sendo utilizadas (Coronavac e AstraZeneca), serão administradas mais 100 milhões de doses da Pfizer, adquiridas por meio um acordo fechado em maio para compra de imunizantes.
Ao todo, o país contabiliza 461.931 óbitos e 16.515.120 casos de infecção por Covid-19, de acordo com balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) no domingo (30/5).
Fórum de investimentos
O Brasil Investment Forum (na sigla em inglês) é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo governo federal, e voltado a investidores nacionais e estrangeiros. O evento segue até terça-feira (1º/6).
Também participam do evento o chanceler Carlos França e os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.