metropoles.com

“AI-5 o caralho”, diz Olavo sobre polêmica de Eduardo Bolsonaro

Escritor ironizou, contudo, críticas ao deputado que, na sua opinião, “aludiu a simples possibilidade histórica”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ redes sociais
Fiolósofo Olavo de Carvalho
1 de 1 Fiolósofo Olavo de Carvalho - Foto: Reprodução/ redes sociais

“AI-5 o caralho”, escreveu o escritor Olavo de Carvalho neste sábado (02/11/2019) sobre a polêmica declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) a respeito da possibilidade de a medida ser instituída para conter “eventual radicalização da esquerda“.

AI-5 foi um ato institucional que marcou o recrudescimento da ditadura militar no fim dos anos 1960. A principal consequência direta da determinação foi o fechamento, por mais de um ano, do Congresso. Além disso, supostos opositores do regime foram julgados de forma conjunta pelos militares.

Para Olavo, “criminosos têm de ser investigados e punidos, um a um, pelos delitos que cometeram individualmente”. “Punição coletiva é ideia de jerico. Já foi em 1968 e hoje seria mais ainda”, declarou.

Apesar disso, Olavo aproveitou para contemporizar a fala do seu aluno e filho do presidente. Segundo ele, Eduardo aludiu “a uma simples possibilidade histórica” e reagiu às críticas da oposição à fala do deputado. Há pedidos, inclusive, para que ele seja cassado.

“Quando o Eduardo Bolsonaro alude a uma simples possibilidade histórica, é crime, mas quando esquerdistas ameaçam explicitamente cometer genocídios, é a coisa mais inocente do mundo”, ironizou, sem citar quem teria feito tais ameaças e em que contexto.

“Na América Latina e no resto do mundo, NINGUÉM jamais concorreu com a esquerda em sanha genocida e sede de sangue. Ninguém na porra do Congresso sabe disso? São todos menininhos sem instrução?”, escreveu ele.

A polêmica declaração de Eduardo causou intensa repercussão, inclusive do pai dele, o presidente Jair Bolsonaro (PSL).  “AI-5, no passado, existia outra Constituição. Esquece isso. Não existe mais. Quem quer que seja que fale em AI-5 está sonhando. Está sonhando. Não quero nem ter notícia disso daí”, afirmou.

A fala resultou em diversos repúdios públicos de personalidades como o presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de uma série de parlamentares e partidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?