metropoles.com

“Agora a reforma deslancha”, afirma Guedes após almoçar com Maia

O presidente da Câmara e o ministro da Economia se encontraram na residência oficial nesta quinta-feira (28/3) para tratar da Previdência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes e Rodrigo Maia
1 de 1 Paulo Guedes e Rodrigo Maia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após semanas de embate, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM), e a equipe do presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltaram a se entender. Nesta quinta-feira (28/3), o parlamentar almoçou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar da reforma da Previdência e selar a paz. Antes, tomou café com o chefe da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para negociar a tramitação do projeto anticorrupção.

Ao lado de Guedes, Maia pôs um fim à crise. “Estava na hora de a gente focar naquilo que vai mudar a vida dos brasileiros. Retomamos o diálogo. Nosso foco sempre serão os temas que podem mudar a vida dos brasileiros e, sem dúvida, o diálogo com o ministro Paulo Guedes é importante”, destacou.

Na próxima semana, Guedes será recebido na Câmara dos Deputados por Maia e líderes políticos. “Desde o início do governo, a participação dele ajuda no convencimento dos parlamentares. A ida dele na quarta será muito importante para mostrar os benefícios da reforma”, concluiu.

Longe das críticas, Maia ponderou que agora “é preciso colocar o trem nos trilhos”. “Estava na hora de parar. Não vamos olhar para trás e ficar na disputa de quem começou e quem errou. O importante é continuar trabalhando”, explicou.

Na mesma tendência, Guedes elogiou Maia e apostou: “Agora a reforma vai deslanchar”. “O respeito institucional irá existir sempre. Às vezes pode haver um empurra-empurra pessoal. Mas mesmo quando discuti, fui cortês, dado o temperamento forte que tenho”, disse o ministro, se referindo ao bate-boca que teve com a senadora Kátia Abreu (PDT-TO).

Ele ainda frisou que Maia apoia a reforma e ajuda na articulação desde o início do governo. O entrevero entre os dois começou após Guedes desistir de defender as mudança na Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A tramitação está estagnada, aguardando um relator para a matéria.

Pondo fim aos questionamentos da crise entre os poderes, Maia e Guedes usaram frases curtas para acabar com a polêmica. “Assunto encerrado”, resumiu o parlamentar. O ministro complementou: “Foi somente um barulho. Já acabou”. Nesta sexta, Bolsonaro também esfriou o clima de tensão. “Foi chuva de verão. O céu está lindo“, disse, se referindo à briga com Maia.

O almoço, na Residência Oficial da Câmara, contou com a participação do secretário especial da Previdência Social, Rogério Marinho, o líder do Novo, deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), o primeiro-vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (PRB-SP), e o deputado Domingos Neto (PSD-CE).

Negociações com Moro
Maia tomou café da manhã com o ministro Sergio Moro. A conversa entre eles foi para agilizar a tramitação do pacote anticorrupção. Apesar da aparente relação amistosa, Maia disse que não vai impedir o andamento do texto apresentado pelo ministro Alexandre de Morais. Um grupo foi criado para estudar a matéria na Câmara e em até 90 dias apresentará resultados.

“Disse a ele [Moro] que se senadores quisessem apresentar o projeto no Senado, não haveria nenhum problema. Fiz isso para provar que o que tivemos foi um problema de comunicação, que terminou com frases mal colocadas da minha parte e da parte dele também. O importante é construir uma análise do projeto dele, do ministro Alexandre e dos deputados para que se possa chegar ao plenário com essa matéria organizada”, avaliou Maia.

Ele minimizou possíveis rusgas com Moro. “Não estou contra o projeto e nem esticando a tramitação dele. Um senador apresentou o projeto. Não tenho como impedir o avanço. Vivemos numa democracia. Lá, vai tramitar. Na Câmara, montamos um grupo de trabalho com 10 deputados. Vai tramitar também”, garantiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?