metropoles.com

Aeroporto de Brasília prevê alta de 43% no movimento em 7/9 e reforça a segurança

Mesmo sem desfile militar, suspenso pelo segundo ano consecutivo, atos bolsonaristas devem atrair visitantes para a capital federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Aeroporto JK
1 de 1 Aeroporto JK - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O feriado de 7 de Setembro movimentará o Aeroporto Juscelino Kubitschek. A Inframerica, administradora do terminal, prevê uma circulação de passageiros 43% maior. A alta no número de viajantes mexeu também com a quantidade de voos que vão decolar e pousar no terminal. Serão ao menos 21 voos a mais.

Mesmo sem desfile militar, suspenso pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia de Covid-19, as manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometem agitar o feriado da Independência na capital federal.

A Inframerica estima uma movimentação de 225 mil passageiros no terminal aéreo durante o feriado de 7 de Setembro. Entre esta quinta-feira (2/9) e a quarta-feira (8/9), são esperados 1.729 voos.

A segurança será reforçada no terminal e contará com o apoio da Polícia Militar. O fluxo esperado, segundo a concessionária, é superior ao último feriado de Corpus Christi, em junho.

A previsão é de um maior fluxo de saída para o feriadão nesta quinta-feira (2/9) e sexta-feira (3/9). Espera-se uma movimentação de 38 mil passageiros nestes dias com pico de movimento de 7h até 10h e das 19h às 22h.

Já o maior movimento de retorno deverá ser na terça-feira (7/9) à noite a na quarta-feira (8/9) de manhã, com fluxo previsto para as datas entre 33 mil e 35 mil passageiros, respectivamente.

Os destinos mais procurados são os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e Bahia. O aeroporto é o centro de conexões de voos do país e aproximadamente 47% dos passageiros desembarcam na capital para se ligar a outras regiões brasileiras.

“Com o aumento pontual durante este feriado, a Inframerica recomenda que o passageiro preste atenção aos pertencentes levados na bagagem de mão. Para evitar o descarte de objetos no canal de inspeção, a orientação é averiguar com a companhia aérea o que pode e o que não pode ser levado nas malas de mão. Além disso, esta medida agiliza o acesso dos passageiros no raio-x, evitando filas e atrasos. A atenção também vale para o tamanho das bagagens a serem levadas para dentro das aeronaves”, informa a concessionária, em nota.

Movimento

O Metrópoles mostrou nesta quarta-feira (1º/9) que a ocupação dos hotéis na região central de Brasília está em quase 100%. A venda de bilhetes de ônibus aumentou 20% em relação aos fins de semana de agosto.

Além disso, caravanas de ao menos 10 estados virão à cidade. Os grupos fretam ônibus particulares e vendem bilhetes aos apoiadores do presidente.

Grupos de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Tocantins, Bahia e Rio Grande do Sul confirmaram as viagens para a capital federal.

A segurança

Cerca de 5 mil policiais atuarão na segurança dos atos. A maioria são agentes da Polícia Militar, mas haverá também policiais civis, com reforço da Polícia Legislativa e dos seguranças do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu 16 pedidos de autorização para realização de protestos, dos quais 13 a favor do governo e três contrários.

As manifestações serão realizadas em locais diferentes. Segundo o GDF, movimentos ligados a Bolsonaro ocorrerão na Esplanada dos Ministérios. Os grupos contrários estão em negociação para definir o ponto de concentração.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?