Aécio Neves poderá voltar imediatamente ao Senado Federal
Após Casa revogar medidas cautelares impostas ao tucano, terá que comunicar resultado ao STF. Saiba como votou cada parlamentar
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) acompanhou de casa a sessão do Senado que revogou, nesta terça-feira (17/10), as medidas cautelares impostas ao político pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Por 44 votos contrários à manutenção das restrições e 26 favoráveis, a Casa decidiu que o tucano poderá retornar imediatamente às atividades parlamentares – o senado só precisa comunicar o resultado ao STF, mas isso não impede o regresso de Aécio.
Logo após a votação, o status do tucano já havia sido atualizado no portal do Senado Federal: ele aparece novamente no rol dos senadores em exercício. Com a decisão, Aécio Neves também terá seu passaporte devolvido e não precisará mais ficar recolhido em casa no período noturno, como havia decidido o Supremo desde 26 de setembro.
Segundo o texto, a decisão restabeleceu princípios essenciais de um Estado democrático, “garantindo tanto a plenitude da representação popular, como o devido processo legal, assegurando ao senador a oportunidade de apresentar sua defesa e comprovar cabalmente na Justiça sua inocência em relação às falsas acusações das quais foi alvo.”“O senador Aécio Neves recebeu com serenidade a decisão do plenário do Senado Federal que lhe permite retomar o exercício do mandato conferido pelo voto de mais 7 milhões de mineiros”, destaca nota divulgada pela assessoria do político nesta noite.
Segundo o Jornal Nacional, dos 44 senadores que apoiaram a revogação das medidas cautelares contra Aécio, 17 são investigados em processos afetos à Operação Lava Jato. PMDB e PSDB foram os partidos com maior número de apoiadores à retomada das funções parlamentares do tucano.
Veja como votou cada senador e a posição dos partidos com assentos no Senado Federal:
Resultado da votação sobre o afastamento de Aécio Neves no Senado by Metropoles on Scribd