metropoles.com

Advocacia do Senado recomenda afastamento imediato da Juíza Selma

Cabe ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre, decidir se irá encaminhar a medida contra a senadora cassada pela Justiça Eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
CPIBRUM – CPI de Brumadinho
1 de 1 CPIBRUM – CPI de Brumadinho - Foto: Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Advocacia do Senado recomendou que a Casa encaminhe imediatamente o afastamento da senadora Juíza Selma (Podemos-MT), cassada pela Justiça Eleitoral. O parecer foi enviado nesta quarta-feira (05/01/2020) à Secretaria-Geral da Mesa Diretora do órgão. Cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidir.

Alcolumbre foi pressionado pelo Podemos, partido de Selma, a enfrentar a decisão da Justiça Eleitoral e não afastar a senadora até o julgamento de um recurso no Supremo Tribunal Federal. A parlamentar ainda não recorreu ao STF.

No mesmo parecer, a Advocacia do Senado sugere a Alcolumbre que adote procedimento interno para o afastamento. O rito envolve convocação de reunião da Mesa, designação de relator e defesa prévia por parte da senadora.

“Considerando o arcabouço fático atual do caso em concreto, entende-se que, nada obstante a possibilidade de reversão da decisão do TSE em comento – enfatizando-se aqui que o prazo para a interposição recurso extraordinário ainda está fluindo, podendo ser-lhe atribuído efeito suspensivo -, considerando a expressa previsão de sua executividade imediata, o Senado deve adotar as providências para o afastamento da Senadora da República de seu mandato”, diz o parecer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?