metropoles.com

Acuado e com medo de Bangu 8, Sérgio Cabral estuda fazer delação

Em troca do acordo, o ex-governador do Rio de Janeiro conseguiria benefícios da Justiça, como responder às ações penais em liberdade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
cabral
1 de 1 cabral - Foto: Reprodução

Acuado pela força-tarefa da Lava Jato e seus tentáculos — Calicute e Eficiência, esta deflagrada na quinta-feira (26/1), para prender o empresário Eike Batista —, o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) estuda fazer delação premiada. O acordo daria a ele benefícios judiciais.

Preso desde novembro por suspeita de recebimento de uma mesada de R$ 850 mil das empreiteiras Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia e atormentado com o ambiente hostil de Bangu 8 — onde cumpre com a mulher Adriana Anselmo regime de prisão preventiva —, o ex-governador sinalizou a aliados próximos que está disposto a propor acordo de colaboração.

Cabral, dizem interlocutores do peemedebista, sabe que tem reduzidíssimas chances de se livrar da prisão pelos caminhos tradicionais — via habeas corpus — porque as provas contra ele reunidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela Polícia Federal são consistentes, na avaliação dos investigadores e dele próprio.

O ex-governador tem contra si três mandados de prisão, dois expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, do Rio — Operações Calicute e Eficiência —, e um pelo juiz Sérgio Moro (Lava Jato).

A única saída viável seria firmar um acordo de delação premiada para, em troca, conseguir benefícios da Justiça, como responder às ações penais em liberdade. Benefícios que poderiam também ser estendidos à sua mulher.

Eficiência
Ao expor as ramificações internacionais do esquema de lavagem de dinheiro criado para escoar os valores desviados de obras no Rio, a Operação Eficiência pode ter sacramentado a escolha de Sérgio Cabral pela tentativa do acordo. O peemedebista vinha conversando com seus advogados sobre a possibilidade e havia fechado a troca do atual defensor, Ary Bergher, pelo criminalista Sérgio Riera.

Riera foi responsável pela delação premiada na Lava Jato de Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB em contratos na Diretoria Internacional da Petrobrás. O advogado nega taxativamente ter sido contratado por Cabral. Segundo ele, seu trabalho, atualmente, está relacionado somente à defesa da ex-mulher de Cabral Susana Neves Cabral. Ela foi alvo de condução coercitiva na Operação Eficiência.

Entretanto, ao menos duas fontes com acesso ao núcleo de defesa de pessoas próximas a Cabral confirmaram a escolha do político por uma negociação de acordo de delação. Elas também informaram que o companheiro de cela do ex-governador, o ex-secretário de Obras do Rio de Janeiro Hudson Braga, é outro que já comunicou a Procuradoria e seus advogados sobre o interesse no acordo.

Braga é apontado pela Polícia Federal como operador administrativo do suposto grupo criminoso ligado ao ex-governador.

Calicute
Na Calicute, fase anterior à Eficiência, Braga foi preso e os investigadores mapearam bens em seu nome na cidade de Volta Redonda (RJ). A suspeita é de que ele utilizava um posto de gasolina e imóveis para lavar os valores oriundos dos desvios em contratos públicos.

No caso de Cabral, com a deflagração da operação, afirmou uma fonte, a situação da defesa no mérito e com as ferramentes “normais” tornou-se insustentável.

Além de revelar os detalhes da estrutura financeira no exterior, a delação dos irmãos Chebar, Marcelo e Renato, operadores financeiros responsáveis pelas contas em paraísos fiscais, também trouxe para a mira dos investigadores a ex-mulher de Cabral Susana Neves Cabral, e seu irmão Maurício de Oliveira Cabral Santos.

Os novos familiares no foco da Lava Jato teriam consolidado o interesse do político em optar por um acordo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?