A motoristas de aplicativos do DF, Rollemberg promete reduzir IPVA
Em reunião com a categoria, governador discutiu outros benefícios, como desconto na aquisição de veículos e liberação de faixas exclusivas
atualizado
Compartilhar notícia
Em encontro com motoristas de aplicativos no comitê de campanha na tarde desta terça-feira (16/10), no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Rodrigo Rollemberg (PSB) afirmou que irá estudar a adoção de medidas para beneficiar o setor. Entre as propostas avaliadas estão a diminuição do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e descontos na compra de automóveis.
“Seria somente para aqueles que tivessem como atividade exclusiva o transporte de passageiro e definiríamos um tempo mínimo de atuação na área para obter o benefício”, explicou o buritizável.
Para dar mais segurança à categoria, o socialista pretende criar aplicativos que permitam acionar o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) quando os motoristas desconfiarem de algo. “O Ciob enviaria a viatura mais próxima para fazer uma abordagem”, sugeriu.
O motorista Barros Moreira, 34 anos, reivindicou o uso das faixas exclusivas de ônibus. Rollemberg acredita ser possível, mas prefere liberar tal acesso, a princípio, apenas como um teste. Segundo o Secretário de Mobilidade do DF, Fábio Damasceno, o governo possui um banco de dados de todas as placas dos 22 mil carros cujos motoristas utilizam as plataformas on-line. “Faremos um teste no Detran-DF [Departamento de Trânsito do Distrito Federal] e iremos conversar com a equipe técnica para definir os procedimentos e critérios para a utilização dessas faixas”, apontou.
Outra demanda apresentada no encontro foi a fixação de pontos de apoio para os condutores, especialmente em áreas com maior movimentação, como o Aeroporto Internacional de Brasília, a plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e o Shopping Conjunto Nacional. Em resposta, o candidato disse que iria conversar com a Inframerica para garantir, ao menos, uma infraestrutura adequada no terminal aéreo da cidade.
Ao fim, quando questionado se esse apoio aos motoristas de apps não poderia causar um mal-estar com os taxistas, Rollemberg disse que não teme perder eleitores dessa área. “Não existe uma categoria contra a outra. Há um reconhecimento de que, hoje, 22 mil famílias tiram o seu sustento da utilização dos aplicativos de transporte individual e que precisam ter isso regulamentado, assim como os taxistas precisam e têm o apoio do governo”, argumentou.
Debate
Na quarta-feira (17/10), a partir das 19h30, o Metrópoles promove debate entre Rollemberg e Ibaneis Rocha (MDB). Os buritizáveis estarão ao vivo no estúdio do portal para discutir propostas e tentar convencer o brasiliense sobre quem é o melhor nome para comandar o DF nos próximos quatro anos.
Em parceria com rádios, o site formou uma grande rede de comunicação para alcançar o maior número possível de eleitores. Além da Metrópoles FM (104,1), o evento será transmitido, simultaneamente, pelas emissoras Redentor AM (110), Rádio Atividade FM (107,1), Rádio Supra FM (90,9), JK FM (102,7) e JK AM (1410). Juntas, as estações alcançam, em média, 60 mil pessoas por minuto.
Nesta edição, o debate terá quatro blocos. Os postulantes vão responder a perguntas dos jornalistas, poderão fazer questionamentos entre si acerca de temas livres e de outros sorteados. Há também a opção de acompanhar a transmissão em tempo real no próprio portal e nos perfis do Metrópoles no Facebook, YouTube e Twitter.