“A mãe do meu pai era doméstica”, diz Guedes após fala polêmica
Para o ministro da Economia, quem tira as declarações dele de contexto está semeando discórdia. Ele se desculpou pelo discurso
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quinta-feira (20/02/2020), o ministro da Economia, Paulo Guedes, se desculpou pelas falas polêmicas da semana passada e disse que a avó dele “era empregada doméstica”. A declaração foi feita durante o lançamento de uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal.
“Peço desculpa se tiver ofendido. A mãe do meu pai era empregada doméstica. O Brasil é cheio de riquezas naturais. Eu falei aquilo porque estava 50% mais caro ir pro Nordeste do que ir pro exterior. Quem tira de contexto o que nós falamos tá semeando discórdias”, afirmou Guedes.
Entenda
Na quarta-feira (12/02/2020), o ministro comemorou o dólar a R$ 4,35. Em palestra no Seminário de Abertura do Legislativo 2020, ele disse que quando a moeda estadunidense estava em baixa, estava “todo mundo indo pra Disneylândia, empregada doméstica indo pra Disneylândia, uma festa danada”.
Para Guedes, o brasileiro devia, frente ao dólar alto, visitar destinos nacionais. “Vai passear em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste, está cheio de praia bonita. Vai passear pelo Brasil, vai conhecer o Brasil. Todo mundo tem que ir para a Disneylândia conhecer, mas não três, quatro vezes por ano”, afirmou.
Recentemente, o ministro se envolveu em outra polêmica ao comparar funcionários públicos a parasitas. A declaração causou intensa reação entre servidores e autoridades e o obrigou a pedir desculpas e dizer que “se expressou mal”.