metropoles.com

“A expectativa é de aprovação”, diz Izalci sobre MP antifraude do INSS

Segundo o senador, há atualmente cerca de 6 milhões de processos para análise no INSS. A legislação ajudaria a dar celeridade ao trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Izalci-lucas
1 de 1 Izalci-lucas - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Sob o risco de caducar nesta segunda-feira (03/06/2019), a medida provisória que trata de irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve entrar na pauta do Congresso até o fim da noite de hoje.

Presidente da comissão mista que analisa o texto editado por Jair Bolsonaro (PSL) em janeiro, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) acredita que entre 70 e 80 colegas estarão presentes ao plenário para votar a medida.

A equipe econômica estima poupar R$ 9,8 bilhões já nos primeiros 12 meses após a aprovação da MP, que está em vigor desde a publicação no Diário Oficial, mas só terá força de lei com o aval do Congresso.

O texto altera regras de concessão de benefícios – como auxílio-reclusão, pensão por morte e aposentadoria rural –, além de revisar a lista de beneficiados e processos com suspeitas de irregularidades no INSS.

“A expectativa é a de aprovação. Na sexta-feira [31/05/2019], liguei para os senadores e grande parte confirmou presença. Essa é uma questão importante para o Brasil”, destaca Izalci.
Segundo o senador, há atualmente cerca de 6 milhões de processos para análise no INSS. A legislação ajudaria a dar celeridade ao trabalho. “Esse é um processo muito lento. O texto, além de evitar a fraude, melhora a produtividade do órgão. É como se fosse uma reforma interna da Previdência”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?