metropoles.com

“A casa caiu”, diz Bolsonaro sobre prisão de brigadistas no Pará

Quatro homens foram presos por suspeita de participação em incêndios na Amazônia. A Justiça, porém, determinou a soltura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Jair-Bolsonaro20
1 de 1 Jair-Bolsonaro20 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro comentou na noite desta quinta-feira (28/11/2019) a prisão de quatro brigadistas de Alter do Chão, no Pará, por suspeita de participação em queimadas na Amazônia: “A casa caiu”, afirmou, em transmissão ao vivo por rede social.

Nesta tarde, porém, pouco antes de Bolsonaro começar a live no Facebook que costuma fazer todas as quintas-feiras desde o início do governo, a Justiça determinou a soltura dos quatro suspeitos. Em vez da prisão, o juiz o determinou que eles cumpram medidas cautelares.

O presidente disse ainda que o ator Leonardo DiCaprio pagou o “mico do ano” por ter doado dinheiro para a WWF-Brasil após a ONG ter “encomendado uma fotografia de queimadas”. A WWF nega que tenha pago por qualquer imagem e que tenha recebido dinheiro do artista. O Ministério Público Federal (MPF) afirma que em nenhum momento a investigação federal que vem sendo feita apontou para ONGs ou brigadistas, mas a grileiros e proprietários de terra.

“O que eles fizeram? O que é mais fácil? Tacar fogo no mato. Tira foto, filma, manda para a ONG, a ONG divulga aquilo, faz uma campanha contra o Brasil, entra em contato com o Leonardo DiCaprio e então o Leonardo DiCaprio doa 500 mil dólares para essa ONG. Uma parte foi para o pessoal que estava tacando fogo. Ô, Dicaprio, você está colaborando para a queimada na Amazônia, pô. Assim não dá”, disse.

O presidente lembrou que foi criticado quando direcionou suspeitas a ONGs pelos incêndios. “Me acusaram de ser conivente com as queimadas. Eu falei que suspeitava de ONGs. Pronto. A imprensa, três, quatro dias, comendo meu fígado”, reclamou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?