7 de Setembro: Lira, Pacheco e Fux preferem não participar de desfile
Luiz Fux, Rodrigo Pacheco (PSD) e Arthur Lira (PP) não compuseram a tribuna de honra montada para receber autoridades
atualizado
Compartilhar notícia
Os presidentes do Senado Federal, Câmara dos Deputados e Supremo Tribunal Federal (STF) optaram por não participar, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL), das festividades na Esplanada dos Ministérios em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.
Luiz Fux, Rodrigo Pacheco (PSD) e Arthur Lira (PP) não compuseram a tribuna de honra montada para receber autoridades e, tampouco, foram ao café da manhã na residência oficial do chefe do Executivo. O encontro teve início às 7h deste 7 de Setembro e reuniu ministros, comandantes das Forças Armadas e empresários.
Veja os compromissos dos chefes dos demais poderes para esta quarta-feira (7/9):
- Luiz Fux, presidente do STF: o ministro não teve agenda prevista
- Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal: em Brasília, o senador também não realizou nenhum atividade oficial
- Arthur Lira: o deputado não teve agenda oficial com presidente da Casa, mas participou de carreata pela Independência em Alagoas, estado natal.
Apesar da ausência, os parlamentares se manifestaram sobre os 200 anos da Independência do país.
Pacheco usou o Twitter para enfatizar que as comemorações que, em Brasília, tiveram início às 8h30, precisam ser “pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e o Estado de Direito”.
As comemorações deste 7 de setembro, que marca 200 anos da Independência do Brasil, precisam ser pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e o Estado de Direito. pic.twitter.com/jrKNPVq2A8
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) September 7, 2022
Já o presidente da Câmara afirmou que “o Brasil independente é sempre o que olha para frente”:
Há 200 anos, começava a nascer o Brasil de hoje, com um futuro de desafios, decisões difíceis mas necessárias e grandes conquistas a alcançar. O 7 de set de 200 anos atrás continua ecoando nas ações e nos compromissos de todos! O Brasil independente é sempre o q olha para frente.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) September 7, 2022
Fux, por sua vez, não fez nenhuma manifestação. Vale destacar que o poder é frequentemente atacado pelo presidente e sua base aliada. Um dos pedidos dos manifestantes que estão na rua neste 7 de Setembro é, inclusive, o fechamento da Suprema Corte.