metropoles.com

1º turno: Senado aprova texto-base da PEC do Orçamento de Guerra

Substitutivo de Antonio Anastasia restringe atuação do Banco Central para negociar títulos privados no chamado mercado secundário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Senado aprovou, em primeiro turno, nesta quarta-feira (15/04), por 58 votos a 21, o substitutivo de Antonio Anastasia (PSD) à Proposta de Emenda à Constituição 10/2020, a PEC do Orçamento de Guerra. A principal mudança apresentada pelo senador mineiro ao texto que veio da Câmara foi a restrição à permissão ao Banco Central para negociar títulos privados no chamado mercado secundário.

A matéria foi apresentada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em articulação com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e, em linhas gerais, estabelece um orçamento paralelo, válido durante a pandemia do novo coronavírus, que suspende restrições constitucionais e legais para atos do governo federal que aumentem despesas ou ampliem incentivos e benefícios tributários.

Anastasia apresentou um substitutivo na segunda-feira (13/04) em que estabelecia condições à negociação de títulos: eles ficaram restritos a algumas modalidades e precisarão ser objeto de avaliação de qualidade de crédito por agência internacional de classificação.

Nesta quarta-feira, ele alterou novamente o texto para incluir sugestões dos senadores: a principal mudança é a proibição de que instituições financeiras que venderem ativos para o BC utilizem os recursos para distribuir lucros e dividendos. A venda de títulos também poderá ser feita posteriormente à vigência da calamidade pública.

O Senado agora avalia destaques ao texto, antes de passar para a votação em segundo turno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?