metropoles.com

TST: presidente da OAB homenageia mulheres; Bolsonaro não aplaude

Declaração de Felipe Santa Cruz foi dada um dia depois de o presidente da República ofender jornalista com insinuação de cunho sexual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daneil Ferreira/Metrópoles
Felipe Santa Cruz na posse de ministra Cristina Pedruzzi como presidente do TST
1 de 1 Felipe Santa Cruz na posse de ministra Cristina Pedruzzi como presidente do TST - Foto: Daneil Ferreira/Metrópoles

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, alfinetou nesta quarta-feira (19/02/2020) o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), durante a posse da ministra Cristina Peduzzi como a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 72 anos.

Durante discurso, Santa Cruz mencionou mulheres trabalhadoras, entre as quais jornalistas e magistradas. O presidente da OAB ainda criticou a “cultura machista” que, segundo ele, faz persistir a desigualdade salarial e “perpetua” a injustiça e o desrespeito às mulheres.

“Na pessoa da nossa presidente, portanto, homenageio todas as mulheres que diuturnamente se dedicam à Justiça no Brasil. E, também na sua pessoa, cumprimento todas as trabalhadoras brasileiras, e todas as mulheres presentes nessa cerimônia – jornalistas, magistradas, trabalhadoras da Justiça do Trabalho, advogadas”, disse Santa Cruz ao discursar na cerimônia.

O presidente Jair Bolsonaro estava presente no evento e, apesar da fala de Santa Cruz ter sido aplaudida, o chefe do Executivo não fez o mesmo.

Santa Cruz é desafeto de Bolsonaro. No ano passado, o presidente da Repúblico afirmou que o pai do tirular da OAB teria sido assassinado em 1970 por companheiros de um “grupo terrorista” de luta armada, e não por militares da ditadura militar.

Na manhã de terça-feira (18/02/2020), o presidente Bolsonaro questionou, em frente ao Palácio da Alvorada, com insinuação de caráter sexual, a atuação da jornalista do jornal Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello, em reportagens sobre o disparo massivo de mensagens durante a campanha eleitoral.

“Ela queria um furo. Ela queria dar um furo [pausa, pessoas riem] a qualquer preço contra mim”, disse o chefe do Executivo na ocasião.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?