metropoles.com

TRE indefere registro de candidatura a governador de Garotinho

O ex-governador do Rio, no entanto, garante que a campanha continua firme, forte e vitoriosa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wilton Junior/ EstaESTADÃO
ANTHONY GAROTINHO/ELEIÇÃO 2014
1 de 1 ANTHONY GAROTINHO/ELEIÇÃO 2014 - Foto: Wilton Junior/ EstaESTADÃO

A partir de impugnação proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ)  indeferiu, por unanimidade, na tarde desta quinta-feira (6/9) o registro de candidatura de Anthony Garotinho (PRP) ao governo do estado. Segundo a Procuradoria, Garotinho está inelegível em virtude de condenação do Tribunal de Justiça por “ato doloso de improbidade administrativa com lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito de terceiro”.

Pela Lei da Ficha Limpa, (LC n° 135/2010), candidatos condenados em órgãos colegiados, como tribunais de Justiça, ficam inelegíveis por oito anos.

O TJ condenou o ex-governador, em julho, em um processo por supostos desvios de R$ 234,4 milhões da saúde no estado em 2005 e 2006, quando Garotinho era secretário estadual de Governo.

Em agosto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não acatou pedido da defesa de Garotinho para suspender o acórdão do TJ. A Corte estadual manteve a condenação que suspendeu os direitos políticos do ex-governador por oito anos, confirmando as decisões anteriores.

“São igualmente graves as condutas de lesionar dolosamente o erário para enriquecimento próprio ou de terceiros. E tanto um quanto o outro ensejam a inelegibilidade prevista em lei”, afirmou o procurador regional eleitoral Sidney Madruga.

A Procuradoria Regional Eleitoral argumentou ainda não caber à Justiça Eleitoral decidir sobre o acerto ou desacerto das decisões que configurem causas de inelegibilidade, conforme súmula do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Defesa
Em nota, Garotinho afirmou: “Eu já imaginava o resultado porque as decisões do TRE têm sido políticas. Pelo menos, houve um mal menor: foi rejeitada a proposta do MP de me proibir de fazer campanha enquanto eu recorro ao TSE, o que farei nas próximas horas. A campanha continua firme, forte e vitoriosa”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?