metropoles.com

Toffoli defende reajuste do Judiciário em conversa com Paulo Guedes

Reposição de 16,35% nos contracheques dos ministros do STF ainda aguarda a sanção do presidente Temer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fellipe Sampaio/SCO/STF
Dias Toffoli
1 de 1 Dias Toffoli - Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, apresentou nesta terça-feira (20/11) ao futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, argumentos para reforçar a necessidade de reajuste do Judiciário. Há duas semanas, o Senado aprovou reposição de 16,35% nos contracheques dos ministros do STF, com repercussão nos salários de juízes de todo o país. As informações estão no O Globo.

O presidente Michel Temer está analisando se sanciona ou não a proposta. Se for mesmo concedido, o reajuste valerá a partir de 2019 e afetará as finanças do governo de Jair Bolsonaro.

Segundo Toffoli, diversas categorias do poder público receberam reajuste salarial em 2016, mas o Judiciário ficou de fora e, por isso, teria salários defasados. O presidente do STF acrescentou que haverá compensação às perdas com o fim do auxílio-moradia, que já teria sido prometido a Temer.

A conversa ocorreu em um almoço oferecido pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha. Também estavam no evento o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, e o ministro do STJ Jorge Mussi.

Encontro com Moro
Pela manhã, Toffoli recebeu no gabinete dele o futuro ministro da Justiça de Bolsonaro, o ex-juiz federal Sérgio Moro, que conduzia a Lava-Jato em Curitiba. Segundo a assessoria do STF, foi uma visita de cortesia que durou cerca de 15 minutos.

Eles falaram sobre a alta quantidade de homicídios no país e também sobre ações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também presidido por Toffoli. Entre elas, a aquisição de mais tornozeleiras eletrônicas como alternativa à superlotação de presídios e o cadastro biométrico de presos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?