metropoles.com

Toffoli dá 5 dias para Moro e PF responderem se investigam Greenwald

Presidente do STF deu despacho em ação da Rede Sustentabilidade. Pedido é para que confirmem ou desmintam que jornalista é alvo de apuração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e à Polícia Federal ( PF ), que respondam em no máximo cinco dias se, afinal, há alguma investigação em andamento contra o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil.

O despacho responde a pedido da Rede Sustentabilidade para anular eventuais procedimentos que possam ter sido abertos com Greenwald como alvo. As informações são de O Globo.

O jornalista norte-americano, que mora no Brasil desde 2005 e é casado com o deputado federal David Miranda (PSol-RJ), é fundador do site The Intercept Brasil. O veículo on-line vem divulgando, desde 9 de junho, em parceria com vários outros órgãos de comunicação do país, trocas de mensagens atribuídas a Moro, então juiz na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, e aos procuradores da força-tarefa.

Nem sim nem não

Segundo o site O Antagonista, a PF, subordinada hoje a Moro no papel de ministro, pediu ao Conselho de Controle de Atividades Financeira (Coaf) um relatório das atividades financeiras de Greenwald. Até agora, ninguém — Moro, PF, Coaf ou Ministério da Economia, ao qual o órgão é ligado — confirmou ou desmentiu a existência da investigação.

O relator da ação da Rede é o ministro Gilmar Mendes, mas o STF está de recesso em julho, e é responsabilidade do presidente da Corte tomar as decisões consideradas urgentes no período. Após o recebimento das explicações, Toffoli também quer que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradora-Geral da República (PGR) se manifestem, em três dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?