metropoles.com

Tabela do frete é importante, afirma futuro ministro de Infraestrutura

Lei que obriga a prática de valor mínimo para o frete rodoviário divide setor produtivo e caminhoneiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura no governo do presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura no governo do presidente Jair Bolsonaro - Foto: Divulgação

O futuro ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, manifestou-se favoravelmente à manutenção do frete mínimo. Mas destacou que uma solução definitiva sobre essa questão só se dará com a retomada do crescimento econômico. A informação é do site Jota.

“Neste momento é importante, neste momento é muito importante”, disse, sobre o tabelamento de preços mínimos para o transporte rodoviário.

A declaração foi dada em coletiva realizada nesta quinta-feira (29/11), no Palácio do Planalto, após o lançamento de 17 editais para a concessão de ferrovias, aeroportos e terminais portuários. O evento, que contou com a presença do presidente Michel Temer, foi o último lançamento de editais da área de transportes do governo atual, registra o site.

Freitas é secretário do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) de Temer e foi escolhido como ministro da Infraestrutura pelo presidente eleito Jair Bolsonaro nesta terça-feira (27/11).

“É importante fazer com que ele aconteça. Para a gente prestigiar essa categoria que é tão importante para nós”, disse o futuro ministro, sobre o frete mínimo e a respeito dos caminhoneiros. “E aí a gente vai começar a trabalhar outras pautas. A solução definitiva dessa questão vai se dar com o crescimento econômico, com a geração de demanda e um novo reequilíbrio do mercado”, destacou, classificando o tabelamento como uma medida emergencial mas não permanente.

“Vamos olhar com muita atenção essa questão dos caminhoneiros. A gente esteve ontem à tarde reunido com eles, então nós vamos estruturando aos poucos para que a gente possa fazer um bom papel, contribuir para o país nesses próximos anos”, disse.

Conforme a reportagem, o setor produtivo em geral se posiciona contra o tabelamento desde a sua instituição, em maio, por entender que o frete mínimo traz prejuízos e eleva preços dos produtos, afetando a exportação e toda a sociedade. Os caminhoneiros, por sua vez, denunciam a baixa remuneração e a vulnerabilidade na hora de negociar o valor do trabalho sem um preço mínimo estabelecido. O tabelamento surgiu como solução emergencial, em resposta à greve que parou o país na metade do ano.

O frete mínimo é regulado pela Lei nº 13.703, que permite à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) calcular o valor de referência mínimo a ser praticado em todo o país. Em caso de descumprimento do piso, a agência pode aplicar multas de até R$ 15 mil.

Leilões em 2019
Ainda segundo a reportagem, Freitas garantiu a realização das 17 concessões de infraestrutura de transportes anunciados por Michel Temer. Os editais lançados agora contemplam a realização dos leilões somente na segunda quinzena de março de 2019. Ou seja, já durante o governo Bolsonaro.

“Está se dando um grande passo aqui, ficando um grande ensinamento para o país que é tratar essas questões que são importantes como questões de Estado. É importante para o Brasil ter a Ferrovia Norte-Sul, é importante para o Brasil ter o arrendamento dos portos, é importante ter a concessão de novos aeroportos”, listou o futuro ministro. “Então não há a menor possibilidade de isso ficar para trás, de isso não ter continuidade [no governo Bolsonaro]. Vai ter sequência e, se Deus quiser, vamos ter leilões muito bem sucedidos”, acrescentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?