metropoles.com

STF vai investigar assessor de Bolsonaro sobre vídeo das hienas

Filipe Martins, assessor internacional da Presidência, endossou imagens e será alvo, segundo colunista da Folha, do inquérito das fake news

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Lula Mauro Cid Filipe Martins ao lado do presidente Bolsonaro
1 de 1 Lula Mauro Cid Filipe Martins ao lado do presidente Bolsonaro - Foto: Reprodução/Redes sociais

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai investigar o assessor internacional da Presidência da República Filipe Martins no inquérito criado pela própria corte para apurar fake news contra seus 11 ministros. Segundo o colunista Bruno Boghossian, da Folha de São Paulo, a decisão de abrir inquérito foi motivada por um tuíte em que ele endossa o vídeo do “leão e das hienas”, postado na conta do presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta semana.

“O establishment não gosta de se ver retratado, mas ele é o que ele é: um punhado de hienas que ataca qualquer um que ameace o esquema de poder que lhe garante benefícios e privilégios às custas do povo brasileiro. Isso só mudará quando o Brasil se tornar uma nação de leões”, tuitou Martins.

Apesar de o presidente ter apagado o vídeo, militantes repercutiram o episódio intensamente no Twitter e, após críticas do ministro do STF Celso de Mello, levaram a hashtag #HienasdeToga aos tópicos mais comentados da rede social.

O STF tinha avaliado também a possibilidade de pedir explicações ao próprio Bolsonaro, mas como, com a repercussão do episódio, o presidente classificou a postagem como um erro e pediu desculpas, o Supremo recuou.

Leão x hienas
O vídeo em questão traz Bolsonaro como um leão cercado de hienas representando várias instituições e movimentos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ao próprio STF. Contra as “hienas” surge, ao fim da montagem, um outro leão, identificado como “conservador patriota”, que chega para ajudar o “presidente”.

Ao postá-lo, Jair Bolsonaro fez referência a países da América Latina que passam por agitações políticas, como ChilePeru e Equador, e a vitórias eleitorais de políticos identificados à esquerda, como na Argentina e na Bolívia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?