metropoles.com

STF mantém obrigatoriedade de concurso para nível superior no BB

Decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) manteve nomeações já feitas, mas determinou certame para demais vagas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello negou recurso do Banco do Brasil pela cassação de uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) para que a instituição fosse obrigada a promover concurso público para funções de nível superior.

Na ação civil pública que resultou na decisão, o Ministério Público do Trabalho (MPT) apontou a promoção de escriturários de nível médio para funções que exigiam grau superior. No TRT, ficou definida a obrigatoriedade de concurso para esses casos, mas mantidas as nomeações que já tivessem sido efetivadas.

A alocação de servidores de nível médio para o superior era baseada em norma interna do próprio banco. Ao negar a reclamação, o ministro revogou automaticamente liminar de novembro de 2018 concedida por ele mesmo, até que fosse julgado o recurso.

O Banco do Brasil argumentou, no processo, que, em um recurso extraordinário, o ministro Gilmar Mendes havia determinado a suspensão de processos, a nível nacional, sobre questões envolvendo seleção e admissão de pessoal, bem como a nulidade de concurso público em casos envolvendo pessoa jurídica integrante da administração pública indireta. Marco Aurélio, contudo, avaliou que não havia relação entre os processos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?