metropoles.com

STF julgará recurso de Lula entre 21 e 27 de setembro

Na prática, a decisão pode perder o objeto, pois termina nesta terça-feira (11/9) o prazo para o PT substituir o candidato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Dusek/agência estado
fachin
1 de 1 fachin - Foto: André Dusek/agência estado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin abriu prazo entre os dias 21 e 27 de setembro para o julgamento virtual dos agravos apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que barrou a candidatura do petista.

Na prática, considerando o período aberto, o julgamento poderá perder o objeto, já que o termina nesta terça-feira (11/9) o prazo para o PT substituir, na chapa que concorrerá à Presidência da República, o nome do cabela de chapa.

Fachin, no último dia 6 de setembro, indeferiu, de forma monocrática, o recurso. Os demais ministros deverão se manifestar sobre o mesmo processo no período determinado para votação virtual.

O julgamento do TSE indeferiu, por 6 votos a 1, o registro de candidatura de Lula no último dia 31 de agosto, apesar de recomendação do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentada pela defesa do ex-presidente.

Na ocasião, Fachin foi voto vencido e alegou que as decisões internacionais deveriam ser cumprida pelo Estado brasileiro. Com base neste argumento, a defesa de Lula apresentou recurso contrário à decisão do TSE ao STF, que foi negado pelo relator Fachin.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?