metropoles.com

SPC: assessores criticam proposta de Ciro Gomes sobre inadimplentes

Persio Arida, assessor econômico do tucano Geraldo Alckmin, disparou contra o que chamou de “promessas irresponsáveis”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Especial para o Metrópoles
Ciro Gomes dá entrevista ao Metrópoles. Ele usa terno e faz expressão de surpresa - Metrópoles
1 de 1 Ciro Gomes dá entrevista ao Metrópoles. Ele usa terno e faz expressão de surpresa - Metrópoles - Foto: Vinícius Santa Rosa/Especial para o Metrópoles

A promessa de Ciro Gomes, candidato do PDT à sucessão presidencial, de ajudar a “limpar o nome” de mais de 63 milhões de brasileiros negativados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), foi alvo nesta sexta-feira (10/8) de críticas por parte de especialistas que assessoram candidatos concorrentes.

Durante debate com formuladores dos programas dos presidenciáveis, Persio Arida, assessor econômico do tucano Geraldo Alckmin, disparou contra o que chamou de “promessas irresponsáveis” feitas nesse início de campanha. Segundo estimou, a proposta de Ciro Gomes teria um impacto superior a R$ 60 bilhões – ou duas vezes o custo do Bolsa Família – nas contas públicas.

Em defesa de Ciro, o coordenador do programa de governo do pedetista, Nelson Marconi, contestou o cálculo. Para ele, a estimativa do impacto orçamentário da medida não poderia ser feita porque o candidato ainda não detalhou como vai reduzir o volume de inadimplentes.

“Quando a gente fala que existe um problema sério de endividamento das pessoas, não significa que vamos endividar o governo. Não falamos como vamos fazer”, comentou o economista. Segundo ele, o programa completo de governo de Ciro deve ser publicado até segunda-feira (13).

Ao ser abordado por jornalistas, Marconi não revelou qual será o caminho para esvaziar os cadastros negativos do SPC. Adiantou apenas que, com o apoio do governo, as pessoas terão condição melhor para renegociar suas dívidas bancárias.

Alfinetadas aos planos anunciados pelo candidato do PDT também foram desferidas durante o debate de assessores por João Paulo Capobianco, o ambientalista que coordena o programa de governo de Marina Silva (Rede).

“Fiquei feliz. Está tudo resolvido. É inacreditável que a gente siga nesse processo”, afirmou Capobianco, ao criticar não apenas o anúncio feito aos brasileiros com dívidas em atraso, mas também a promessa de Ciro de criar 2 milhões de empregos no primeiro ano de mandato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?