metropoles.com

Senado aprova Ministério da Segurança Pública em caráter definitivo

Medida provisória segue agora para a sanção do presidente da República, Michel Temer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Congresso Nacional
1 de 1 Congresso Nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O plenário do Senado Federal aprovou, na tarde desta quarta-feira (19/6), a Medida Provisória nº 821/18, que cria o Ministério da Segurança Pública. No entanto, de acordo com o texto aprovado pela Casa, a Pasta terá caráter definitivo e não apenas até o fim do ano, como previa inicialmente a MP.

Agora, a matéria segue apenas para a sanção do presidente da República, Michel Temer (MDB).Se sancionada da forma original, a medida garantirá ao Ministério da Segurança Pública absorver atribuições relacionadas ao tema que, antes, eram vinculadas ao Ministério da Justiça.

De acordo com a matéria, entre as atribuições da Pasta estão: a integração com os outros entes federativos (Distrito Federal, estados e municípios) para planejar e administrar a política penitenciária nacional; propor planos e programas integrados de segurança pública e desenvolver uma estratégia comum por meio de gestão e integração tecnológica para troca de informações entre as polícias.

A MP já havia sido aprovada, na semana passada, na Câmara dos Deputados. O projeto original é de autoria do senador Dário Berger (MDB-SC). Todas as polícias serão coordenadas pela nova Pasta: federal, rodoviária federal e ferroviária federal, assim como a organização e manutenção das polícias do Distrito Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?