Rosa Weber diz que PF e MPF apuram queixa de fraude em urna
Filho de Bolsonaro publicou vídeo no Twitter com suposta fraude ao sistema de votação
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, informou que a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) foram acionados para apurar a veracidade de um vídeo publicado pelo deputado estadual do Rio de Janeiro Flávio Bolsonaro (PSL), candidato ao Senado e filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). Na rede social, o vídeo mostrar um suposto eleitor em uma tentativa de voto. Mas, ao apertar o número 1 da urna, o perfil de Fernando Haddad (PT) já aparecia.
“PF e MPF já foram acionados para apurar se essa urna, constatada a sua existência, deve ser retirada e auditada. Esse fato precisa ser esclarecido”, declarou a ministra.
Veja o vídeo com a suposta fraude:
Está acontecendo diante de nossos olhos. Aperta a tecla “1” para presidente e aprece o indicado do presidiário! Quem souber onde aconteceu isso, favor me enviar zona e seção. @TSEjusbr pic.twitter.com/qKB82lpSUu
— Flavio Bolsonaro 177 Senador_RJ (@FlavioBolsonaro) 7 de outubro de 2018
Mas para Rosa Weber, contestações sobre o sistema eletrônico de votação são oportunidades para comprovar a transparência e a possibilidade de conferência dos votos. Ela lembrou os questionamentos feitos pelo PSDB na eleição de 2014, quando Aécio Neves perdeu a disputa presidencial para Dilma Rousseff (PT).
A presidente do TSE reconheceu, no entanto, que a Justiça Eleitoral ainda está aprendendo a lidar com as fake news (notícias falsas, em português). “Ainda estamos entendendo o fenômeno. Ele é de difícil compreensão e não é exclusivo do Brasil. É um problema mundial”.
Diferença de modelos
Em nota, a Justiça Eleitoral destacou ainda que são utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais em Minas Gerais. A velocidade de processamento e o posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, portanto, são diferentes de acordo com o modelo da urna eletrônica.