Rodrigo Maia vai instalar CCJ na próxima semana
Inicio dos trabalhos é aguardado pelo governo e a aprovação no colegiado é o primeiro passo na tramitação da reforma da Previdência
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira (8/3) que, na próxima quarta-feira (13/3), pretende instalar a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e outras comissões importantes da Casa.
O início dos trabalhos da CCJ é aguardado pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) devido à reforma da Previdência, já que o primeiro passo para a tramitação da proposta de emenda constitucional seria ter a sua admissibilidade aprovada pelo colegiado. “Espero, é o que eu estou marcando”, disse Maia, em conversa com jornalistas na Câmara.
Por ter apoiado formalmente a reeleição de Maia para a Presidência da Casa, o PSL garantiu o controle da CCJ e vai indicar para o cargo o deputado Felipe Francischini (PSL-PR), recém-chegado à Câmara.
Após ter a admissibilidade aprovada pela CCJ, a reforma da Previdência passará a ser analisada em seu mérito por uma comissão especial que deverá ser também instalada por Maia. A análise na CCJ limita-se a verificar se a proposta respeita os princípios constitucionais.
Embora o presidente queira instalar a comissão na próxima semana, os partidos ainda não indicaram os nomes que farão parte do colegiado. Com isso, o início do trabalho poderá ficar prejudicado. Maia informou que as indicações poderão ser feitas a partir da data de instalação e que espera os partidos apontarem os nomes a partir de segunda-feira (8/3).