metropoles.com

Roberto Castello Branco: “Competição é antídoto contra corrupção”

Novo presidente da Petrobrás defende fim do monopólio e foco na produção de petróleo. Privatização total não está em discussão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos de Paula/AGENCIA ESTADO
Paulo Castelo Branco
1 de 1 Paulo Castelo Branco - Foto: Marcos de Paula/AGENCIA ESTADO

O economista Roberto Castello Branco, anunciado nessa segunda-feira (19/11), pela equipe econômica do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), como futuro presidente da Petrobras, defende que a petroleira mantenha o foco nas atividades para as quais tem competência, como exploração e produção de petróleo.

“A Petrobras desenvolve outras atividades que não são naturais e que não atraem retorno. A competência da Petrobras é na exploração e produção de petróleo. Temos de levar a companhia a acelerar a exploração do pré-sal”, disse ao Estado.

Ex-diretor do Banco Central e ex-diretor da Vale, Castello Branco, que também já fez parte do conselho de administração da estatal, disse que nos próximos dias vai se dedicar a estudar estratégias para a Petrobras.

Ele também defendeu a adoção de estratégias competitivas para evitar práticas de corrupção. “A corrupção tem oportunidade de se manifestar onde há monopólios, onde a escolha não é por mérito, nos centros das conexões políticas pelos favores. Para a Petrobras, a competição será um antídoto permanente contra esse tipo de coisa. A sociedade não tolera mais”, disse.

A privatização de ativos da companhia está em avaliação, mas vender a própria companhia, não. “Privatizar a Petrobras, neste momento, não está em discussão. Nem tenho nenhum mandato do presidente Bolsonaro para fazer isso.”

O economista é considerado um dos homens de confiança de Guedes. Castello Branco se posicionou totalmente contra a política de controle de preços dos combustíveis que foi adotada pela ex-presidente Dilma Rousseff. “Não se vê política (de preços) para carne e para o arroz, por exemplo. Porque isso simplesmente é o mercado”, disse ao Estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?