metropoles.com

Renato Duque negocia acordo de delação premiada

O ex-diretor da Petrobras é acusado de ser o principal operador no esquema de corrupção da estatal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANDRE DUSEK/ESTADAO
CPI PETROBRAS / DUQUE
1 de 1 CPI PETROBRAS / DUQUE - Foto: ANDRE DUSEK/ESTADAO

O ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque deve fechar um acordo de delação premiada, em Curitiba, no âmbito da Operação Lava Jato. Após assinado, o documento ainda precisa ser homologado pelo juiz Sergio Moro. A informação é do jornal O Globo.

Duque esteve no governo Lula por oito anos e também prestou serviços na gestão de Dilma Rousseff. Era o responsável por recolher propinas na Petrobras e é considerado pelos investigadores como o principal operador do PT no esquema. Ele está preso desde novembro de 2014 e tornou-se colaborador formal da força-tarefa em um acordo internacional.

De acordo com a reportagem, Renato Duque guardou provas documentais que “reforçariam o elo entre o PT, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff e os repasses da Odebrecht”.

O ex-diretor da Petrobras colabora com a investigação e, ao confessar crimes que envolvem empresas italianas, ganhou imunidade perante a Justiça do país. Duque também abriu mão de 20,5 milhões de euros – depositados em um banco de Mônaco – recebidos em propina.

Agora, o ex-diretor da estatal promete entregar provas contra figuras importantes do PT, como a ex-presidente Dilma Rousseff, a quem ele acusa de ter “franca atuação” no esquema da Petrobras. Na proposta de acordo, há documentos, extratos bancários, planilhas, fotografias dele com investigados. Duque explica como era a divisão de propinas milionárias.

Ao jornal O Globo, a assessoria de Dilma informou que só vai se manifestar quando tiver acesso aos depoimentos. Procurados, os advogados de Renato Duque não querem comentar o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?