metropoles.com

Relator da Previdência garante que não há outro texto a ser analisado

A declaração foi dada pelo deputado Samuel Moreira, após uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Samuel Moreira
1 de 1 Samuel Moreira - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), disse nesta segunda-feira (20/05/2019) que trabalha em cima do projeto que o governo enviou. “Não há outro”, garantiu, em relação ao desejo de alguns parlamentares em elaborar um texto substitutivo. A declaração foi dada depois de uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Esse foi o primeiro encontro entre Moreira e a equipe econômica desde a sinalização dos deputados sobre um novo projeto.

“Temos que ter o governo junto, é evidente. Temos a liderança do presidente da Câmara, que tem competência para isso e precisamos resolver esse assunto”, acrescentou. Guedes, por sua vez, se mostrou otimista com a economia final de R$ 1 trilhão em 10 anos, mesmo com as eventuais mudanças no Parlamento.

“Estamos confiantes no trabalho do relator e do Congresso e otimistas quanto ao compromisso de conseguir aprovar a reforma com a potência fiscal necessária para desbloquear o horizonte de investimentos no Brasil e conseguir estabilidade fiscal”, disse o ministro.

Desde o último domingo (19/05/2019), o relator tem se encontrado com integrantes do governo para tratar de ajustes no texto da reforma. O deputado é o responsável por fazer o parecer do projeto a ser votado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados e chegará ao plenário para análise.

A expectativa de Moreira é entregar o relatório final da reforma em 15 dias, assim que encerrar o período de audiências públicas na Comissão Especial. “Meu relatório não está pronto, ainda estou ouvindo. Preciso analisar as emendas dos deputados, ouvir as lideranças, inclusive da oposição”, explicou o relator.

O objetivo do governo é concentrar no relatório pontos do texto que mantenham a economia de R$ 1 trilhão em 10 anos. Parlamentares, contudo, já contestam alguns trechos que podem diminuir esse valor, como o sistema de capitalização, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as regras da aposentadoria rural.

Além do ministro, participaram do encontro com o relator o secretário executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, o secretário adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, o secretário de Previdência, Leonardo Rolim, e os assessores Daniella Marques, Marcelo Siqueira, Bruno Travassos, Vitor Saback e o assessor especial de Guedes, Guilherme Afif Domingos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?