Reforma tirará renda dos mais pobres, avaliam especialistas no MTalk
Professores da Unicamp e da UFRJ não economizam nas críticas às mudanças na Previdência: “É uma barbárie”, diz Denise Gentil
atualizado
Compartilhar notícia
Contrários ao texto da reforma da Previdência, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Eduardo Fagnani e a professora de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Denise Gentil acreditam que a proposta vai atingir o bolso dos mais pobres. Para eles, as mudanças na aposentadoria não vão garantir crescimento da economia.
“As demandas sociais da democracia cabem, sim, no orçamento. Essa reforma não vai fazer o crescimento da economia, mas está tirando renda de pobre. E pobre consome. Você vai transferir de pobre para rico. O que precisamos é de investimento”, declarou Fagnani. “Estamos caminhando para um capitalismo sem consumidor. Caminhamos para ser um país colonialista. Infelizmente é esse o quadro que eu vejo”, lamentou.
Especialistas e autoridades debatem os principais pontos da proposta que tramita no Congresso Nacional – com Fonacate, Sindicato dos Bancários DF e ADEP DFl #publi
Posted by Metrópoles on Thursday, June 27, 2019
A professora da UFRJ, por sua vez, entende que a proposta não foi bem esclarecida. “Há um discurso apocalíptico, com pouca clareza, que está levando a necessidade de as pessoas repetirem a reforma. Acontece que um déficit tem um lado da receita e um lado do gasto. A unica coisa que sabemos é o lado do gasto. A receita é misteriosamente escondida”, ironizou.
Segundo Denise Gentil, o governo cria o déficit e depois cobra da população. “Pede colaboração com um pouco de sacrifício. Como, por exemplo, uma redução no valor das aposentadorias Aumentar o tempo de contribuição para 5 anos, que na prática aumenta em 13 para homens e 12 para mulheres”, afirmou.
“A reforma da Previdência é uma barbárie. Isso é uma catástrofe humanitária e a gente tem que dizer isso com todas as proporções. Agora, o gasto social é visto como uma grande mazela do país e temos que atirar a população mais pobre à indigência”, desabafou Gentil.
MTalk
O evento MTalk Reforma da Previdência foi realizado pelo Metrópoles como forma de aprofundar o tema da forma mais ampla possível. Não à toa, na descrição do evento, foi usada a frase: “Um debate para ajudar a construir o futuro do Brasil”.
Participam do debate o presidente da comissão especial da reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PL-AM); o economista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Eduardo Fagnani; a professora de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Denise Gentil; e o subsecretário do Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Economia, Rogério Nagamine Costanzi.
O evento foi patrocinado por Fonacate, Anfip, Assessor, Fenafim, Sindilegis, Unacon Sindical, Unafisco, Anape, Sinal, Adep-DF, Mosal e Sindicato dos Bancários do DF.