metropoles.com

Reforma administrativa de Bolsonaro é aprovada na Câmara

Texto transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) de volta para o Ministério da Economia, tirando-o das mãos de Moro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Câmara reforma administrativa
1 de 1 Câmara reforma administrativa - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A Medida Provisória 870, batizada de “MP dos ministérios” e que trata das alterações nos órgãos do Poder Executivo realizadas pelo governo Jair Bolsonaro (PSL), foi aprovada, na tarde desta quarta-feira (22/05/2019), no plenário da Câmara dos Deputados.

Um acordo para a votação da reforma administrativa foi fechado por lideranças da Casa nessa terça-feira (21/05/2019) em um reunião com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), além do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Os deputados agora votam os destaques, que são sugestões de mudanças no texto. Dois deles já foram rejeitados: a recriação dos ministérios do Trabalho e da Cultura.

Os deputados aprovaram o texto da comissão mista que analisou a matéria. O texto transferiu de volta para o Ministério da Economia o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O governo havia transferido o órgão para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, do ministro Sergio Moro.

O texto também transferiu novamente, para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Fundação Nacional do Índio (Funai), que ficará responsável pela demarcação de terras indígenas. Antes, o órgão estava subordinado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e a demarcação era uma atribuição do Ministério da Agricultura.

Relembre
Nessa terça-feira (21/05/2019), os deputados firmaram um acordo para evitar uma das polêmicas, a recriação de dois ministérios fundidos (Cidades e Integração Nacional).

Pelo acordo, os deputados aprovaram a manutenção dos dois no Ministério do Desenvolvimento Regional, revertendo a mudança proposta pelo projeto de lei de conversão, do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). (Com informações da Agência Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?