metropoles.com

Rede pede ao Conselho de Ética cassação de Eduardo Bolsonaro

Representação no colegiado da Câmara foi apresentada por causa de declaração do filho de Jair Bolsonaro defendendo “novo AI-5”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)
1 de 1 Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) - Foto: Reprodução/Redes sociais

O primeiro pedido de cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) por causa de suas declarações em relação a um possível “novo AI-5” para frear eventuais ações violentas da esquerda foi protocolado nesta segunda-feira (04/11/2019) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O pedido foi feito feito pela Rede Sustentabilidade e, ao longo da semana, deverá receber a companhia de outros requerimentos com o mesmo teor, vindos de vários partidos da oposição. A tática foi combinada e tem como objetivo ampliar as condições políticas para que o processo tramite.

Apesar de o requerimento tramitar na Câmara, quem apresentou o pedido foi o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), segundo o qual, o atual líder do PSL na Câmara quebrou o decoro parlamentar.

“O parlamentar pode falar o ele quiser, ele tem imunidade para isso, é uma das bases da democracia”, introduziu o parlamentar. “A única coisa que ele não pode é atentar contra a própria ordem democrática. E foi o que fez Eduardo Bolsonaro”, completou.

O filho do presidente disse, em entrevista publicada no último dia 31 de outubro no canal do YouTube da jornalista Leda Nagle, que o governo teria que agir numa eventual radicalização de ações da esquerda, citando a crise no Chile.

E a ação poderia ser “via um novo AI-5“, disse o filho do presidente da República, referindo-se ao decreto editado em 1968 que marcou o período mais duro da ditadura militar, possibilitando a cassação de mandatos de parlamentares oposicionistas e suspensão de garantias constitucionais.

“Desculpa não adianta”
Diante da péssima repercussão da fala, Eduardo chegou a pedir desculpas, além de ter culpado a mídia por suposta má-interpretação do que ele disse.

“Esse tem sido o modo de operação de pessoas do governo, atenta contra a democracia de manhã e pede desculpas a tarde. Não podemos mais permitir que isso continue, ele precisa pagar pelo atentado à democracia que cometeu”, disse Randolfe.

Para o senador, há condições políticas para que o pedido de cassação prospere. “Houve reclamações do PSol ao partido Novo. Está em curso um processo de enfraquecer a democracia e quem participa dela percebeu. Agora, Eduardo Bolsonaro terá de responder por isso”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?