metropoles.com

“Quadrilhão do MDB”: 42 testemunhas devem ser ouvidas em inquérito

Justiça Federal de Brasília atendeu pedido do Ministério Público e aceitou depoimentos. Depoentes são, na maioria, delatores da Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
MICHEL TEMER
1 de 1 MICHEL TEMER - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

O juiz da 12ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, Marcus Vinicius Reis, atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e autorizou os depoimentos de 42 pessoas no processo em que amigos do presidente da República, Michel Temer, tornaram-se réus. O grupo é acusado de integrar uma organização criminosa. A maioria das testemunhas é formada por delatores – 36 são colaboradores da Operação Lava Jato. Eles serão ouvidos no processo do chamado “quadrilhão do MDB”.

Entre os acusados nessa ação, estão: os ex-presidentes da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves; o ex-ministro Geddel Vieira Lima; o ex-assessor especial da Presidência Rodrigo da Rocha Loures; e o coronel aposentado da Polícia Militar João Batista Lima Filho, amigo do presidente Michel Temer. A informação é do blog de Fausto Macedo, do Estado de S. Paulo.

O caso foi desmembrado do processo que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF) e enviado para a primeira instância após a Câmara dos Deputados negar o prosseguimento da denúncia em relação ao presidente Michel Temer.

Na semana passada, o magistrado brasiliense aceitou a acusação e o aditamento feito pela Procuradoria da República no Distrito Federal para a inclusão de José Yunes, ex-assessor de Michel Temer, do amigo do presidente, o coronel João Baptista Lima Filho, e de três operadores ligados ao ex-deputado Eduardo Cunha.

Colaboradores
As 42 testemunhas a serem ouvidas são as mesmas indicadas pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot na denúncia apresentada à Corte em setembro de 2017.

A maioria das testemunhas é colaboradora da Justiça. Entre elas, estão o doleiro Alberto Youssef, os empresários Emílio e Marcelo Odebrecht, e os ex-executivos da empreiteira baiana Claúdio Mello Filho, Alexandrino Alencar, Benedicto Júnior e Pedro Novis. Os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró e Eduardo Costa Musa também serão convocados a falar. Outro nome da lista é o ex-diretor de Relações Institucionais da Hypermarcas Nelson Mello.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?