metropoles.com

PSol denuncia governo Bolsonaro à ONU por censura à cultura

Na manifestação, o partido cita nomeações polêmicas e bloqueios a conteúdos, exposições e eventos por reprovação ideológica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial para o Metrópoles
jair-bolsonaro
1 de 1 jair-bolsonaro - Foto: Myke Sena/Especial para o Metrópoles

Quatro partidos apresentaram à Organização das Nações Unidas (ONU) uma denúncia contra o governo de Jair Bolsonaro por “censura contra as artes e a cultura no Brasil”. O recurso foi protocolado na noite dessa segunda-feira (09/12/2019), na véspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Na denúncia, PSol, PT, PDT e PCdoB alegam haver uma “crescente censura contra as artes e cultura no Brasil, sobretudo através de atos diretos contra conteúdos, exposições e eventos”. As siglas citam casos como o de vídeos da TV Brasil, o edital do Banco do Brasil e os projetos LGBTs da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

No caso da TV Brasil, é citado a censura a um clipe do cantor Arnaldo Antunes, em música que fala sobre violência policial e preconceito.

Em abril, uma campanha publicitária do Banco do Brasil que contemplava a diversidade racial e sexual foi tirada do ar por determinação do presidente da instituição. Após o episódio, o diretor de comunicação do banco perdeu o cargo. A Ancine vem sendo alvo de uma série de medidas denunciadas pela classe artística, de uma tentativa de desmonte – que incluiu inclusive ameaças de extinção do órgão por Bolsonaro – à censura de “A vida invisível”, filme brasileiro que disputa vaga no Oscar e foi barrado em curso de capacitação de servidores.

Os partidos ainda criticam as recentes nomeações polêmicas de Roberto Alvim, para a Secretaria Especial de Cultura, de Rafael Nogueira para a diretoria da Biblioteca Nacional e de Sérgio Camargo, para a Fundação Palmares – que teve a nomeação suspensa.

O documento traz ainda declarações do próprio presidente Bolsonaro defendendo que atividades culturais financiadas pelo governo devem convergir com a “tradição judaico-cristã” do Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?