metropoles.com

Privatização dos Correios não está em discussão, afirma Marcos Pontes

Futuro ministro de Ciência e Tecnologia disse nesta quinta-feira (6/12) que mudanças na estatal não estão nos planos do novo governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Carvalho/Governo de Transição
Marcos pontes de roupa azul
1 de 1 Marcos pontes de roupa azul - Foto: Rafael Carvalho/Governo de Transição

A privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não está em pauta. Ao menos por enquanto. É o que garantiu, nesta quinta-feira (6/12), o futuro ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. A declaração foi dada em entrevista coletiva a jornalistas no Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB).

“Por enquanto não está na pauta”, disse Pontes ao ser questionado sobre a ideia de concessão da empresa. Durante a campanha, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou a intenção de privatizar os Correios. Em outras oportunidades, falou em extinguir a empresa.

Em novembro, Pontes disse ao Metrópoles que seria necessário realizar um raio-X para depois definir o futuro da estatal. Como o próprio portal mostrou, o presidente Michel Temer (MDB) acredita que a reformulação da empresa já é suficiente, tendo visto que, em 2017, os Correios geraram lucros depois de quatro anos no vermelho.

A privatização chegou a ser cogitada pelo governo Temer em 2016. No entanto, após os números positivos de 2017, o atual ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou ter retirado da pauta essa medida. “Não se fala mais nisso”, afirmou a jornalistas em maio deste ano.

Ensino superior
Pontes também informou que o ensino superior vai continuar com o Ministério da Educação. A ideia de transferência dessa competência para a pasta do futuro ministro foi cogitada pelo presidente eleito. “O ensino superior permanece com o Ministério da Educação e essa relação com a ciência e tecnologia é primordial”, declarou.

Segundo o futuro ministro, a “colaboração com a educação é importante e tem andado muito bem”. Ele listou quatro pilares para a cooperação entre os ministérios, que seriam: o ensino de ciência e tecnologia no ensino fundamental; a importância da pesquisa básica; incentivo à inovação; e cooperações internacionais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?