Primeira mulher indígena é eleita deputada federal
Joenia Wapichana foi eleita por Roraima com 8.491 votos. Antes dela, o único a ocupar um cargo na Câmara foi Mário Juruna (PDT-MT), em 1982
atualizado
Compartilhar notícia
O estado de Roraima elegeu, neste domingo, (7/10) a primeira mulher indígena a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A deputada federal Joenia Batista de Carvalho, conhecida como Joenia Wapichana (Rede – RR), nome de sua etnia, recebeu 8.491 votos. Antes dela, o único indígena a ocupar um cargo na Casa foi Mário Juruna (PDT-MT), em 1982.
Joenia também foi a primeira mulher indígena brasileira a se formar em direito e exercer a profissão. Formada pela Universidade Federal de Roraima em 1997, a deputada também detém o título de Mestre pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.
Além disso, a mulher de 43 anos foi a primeira indígena a se a história a se pronunciar no plenário do STF, em 2008. Na ocasião ela defendeu a legalidade da homologação que definiu os limites contínuos da Raposa Serra do Sol, em Roraima. No plenário do STF, ela disse que em 30 anos, 21 lideranças indígenas foram assassinadas no Brasil.
Para a campanha de Joenia, foi criada uma página de financiamento coletivo, onde podem ser conferidas as bandeiras defendas pela então candidata: os direitos coletivos dos indígenas, a atuação pelo desenvolvimento sustentável no Estado de Roraima onde contemple as diversidades socioculturais, a realidade de Roraima e com respeito ao meio ambiente e a atuação contra a corrupção.