metropoles.com

Previdência: MDB declara que não apoiará três pontos da reforma

Sigla é contra mudanças na aposentadoria rural e para professores como também no Benefício de Prestação Continuada (BPC)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Romero Juca – abre
1 de 1 Romero Juca – abre - Foto: null

O diretório do MDB divulgou, nesta quinta-feira (02/05/2019), que não apoiará três pontos da proposta de reforma da Previdência apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). As mudanças nas regras de aposentadoria rural, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de professores.

A sigla decidiu, ainda, que vai “discutir e modular” alguns pontos, como a pensão por morte, as aposentadorias especiais, a restituição do abono salarial e a proposta de capitalização.

O posicionamento serve de orientação sobre como as bancadas do partido na Câmara dos Deputados e no Senado Federal devem se comportar durante a tramitação do projeto no Congresso. Essa definição foi costurada entre o presidente do MDB, Romero Jucá, e os líderes da sigla na Câmara, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), e no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM).

Na próxima terça-feira (07/05/2019), a Comissão Especial da reforma da Previdência iniciará as discussões do mérito da proposta. Nessa fase, os deputados podem sugerir mudanças e fazer ressalvas sobre alguns pontos. Apesar de o colegiado já ter reunião ordinária marcada, a pauta ainda não foi definida.

Na semana passada, o PSB fechou questão contra a reforma da Previdência. O partido se juntou a outras legendas, como PT, PDT, PTdoB e PSol, que já haviam declarado oposição ao texto.

A favor da reforma de Bolsonaro estão duas siglas: Novo e PSL. Outros 13 partidos do Centrão – DEM, MDB, Patriota, Pros, PR, PRB, PTB, PP, PSDB, PPS, SD, PSD e Podemos – são favoráveis ao texto, com ressalvas.

A aposentadoria rural e a redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência carentes, são os pontos mais sensíveis e dividem congressistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?