metropoles.com

Previdência: Centrão fecha acordo por regras mais brandas a policiais

Essa proposta tinha sido recusada pela categoria, que voltou atrás nas últimas negociações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Deputados – reforma da Previdência
1 de 1 Deputados – reforma da Previdência - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Líderes de partidos do chamado Centrão com auxílio do DEM e do PSL fecharam acordo para abrandar regras de aposentadoria de forças de segurança na reforma da Previdência. Dessa forma, categorias como policiais federais, civis do DF, rodoviários, segurança do Congresso e agentes penitenciários terão uma nova regra de transição, que prevê idade mínima de aposentadoria de 53 anos (homem) e 52 anos (mulher) e pedágio de 100% sobre o tempo que falta.

Essa proposta tinha sido recusada pela categoria, que voltou atrás nas últimas negociações. A negociação foi feita na manhã desta quarta, e contou com a presença de deputados como Luís Miranda (DEM-DF), José Medeiros (Podemos-MT), Marcelo Freitas (PSL-MG).

O Podemos tinha feito um destaque – que é votado separadamente – que retirava essas forças do texto. O deputado José Medeiros, segundo lideranças do Centrão, irá retirar o apêndice. Será, na sequência, apresentada uma emenda aglutinativa.

Desse modo, o tempo mínimo de contribuição para quem já é policial será de 15 anos para mulheres e 20 para homens. Para os novos, a idade será de 25 anos.

Como os estados e municípios ficaram de fora da reforma, forças como a polícia civil e os bombeiros sequer foram mencionadas no texto por serem de responsabilidade dos governos locais.

“Não é o que esperávamos, mas foi o possível após muita luta. Vale lembrar que o Governo Federal foi quem mandou a PEC esquecendo da Segurança Pública e coube ao Parlamento ajudar dentro do possível aprovável em plenário”, avaliou Luís Miranda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?