metropoles.com

Previdência: Bolsonaro e Maia partem para corpo a corpo com prefeitos

Os presidentes da República e do Senado participam de evento que reúne representantes do Executivo municipal em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
marcha dos prefeitos
1 de 1 marcha dos prefeitos - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os presidentes da República, Jair Bolsonaro (PSL), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), partiram para o corpo a corpo com prefeitos com o objetivo de conseguir apoio para a aprovação da reforma da Previdência. A intenção é que os eleitos influenciem parlamentares para passar as mudanças na aposentadoria no Congresso.

Bolsonaro explicou que não há alternativa para o ajuste das contas públicas se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) não for aprovada. “Gostaríamos de fazer a reforma da Previdência? Nós somos obrigados a fazer. Não podemos esperar”, destacou.

Para o presidente, o país precisa usar melhor os recursos naturais para aumentar a geração de fundos e empregos. Ele comparou a economia brasileira à de países como Japão, Israel e Coreia do Sul, os quais avaliou como menos favorecidos de “riquezas naturais”. “O Brasil tem que investir em ciência e tecnologia”, ponderou.

A “campanha” ocorreu na manhã desta terça-feira (9/4) durante a Marcha dos Prefeitos, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Participam também do evento ministros e governadores.

Por fim, Bolsonaro disse que a maior parte dos prefeitos é “patriota e temente a Deus”. O chefe do Executivo nacional sinalizou a liberação de recursos para os municípios, uma forma de convencer os prefeitos a apoiarem a reforma. “Conversei com Paulo Guedes (ministro da Economia) é será possível (a liberação de emendas)”, adiantou.

Apoio na Câmara
O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ser importante aprovar a reforma da Previdência para aumentar a possibilidade de envio de recursos aos municípios.

“Hoje, o governo federal tem muito pouco recurso para seus próprios investimentos e para os dos municípios. Precisamos enfrentar esse cenário. A reforma é para concretizar o que foi construído ao longo dos últimos anos. Eu peço o apoio. A reforma é para que possamos tirar o Brasil da recessão. Precisamos enfrentar em conjunto”, destacou o democrata.

Maia chamou os chefes do Executivo municipal para encorpar a campanha pela aprovação da reforma. “Precisamos do apoio de cada um de vocês (prefeitos), para que possamos avançar o mais rápido possível. Os prefeitos conseguem influenciar muitos parlamentares”, concluiu.

Medidas para mais recursos
O presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP), reconheceu a situação financeira delicada enfrentada pelos municípios. Ele encorpou o coro pela reforma da Previdência e defendeu propostas para engordar o orçamento, como a liberação de emendas.

O senador disse que é preciso aproveitar a nova formação do Congresso para votar as mudanças nas regras de aposentadoria. “Temos testemunhado uma vergonhosa mendicância em Brasília de prefeitos em busca de recursos com parlamentares e ministros. Isso tem que acabar”, lamentou.

Crise nos municípios
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, pediu mais apoio do governo federal. Ele ressaltou as dificuldades financeiras das cidades e a necessidade de mudanças — ao se referir à agenda de reformas.

“Se não mudarmos agora, talvez não teremos condições de pagar essa conta ou talvez nossos filhos e netos não terão como”, discursou em apoio da reforma da Previdência. O relatório do texto será lido nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Aroldi citou dificuldades nas áreas de educação, saneamento básico, saúde, entre outros temas, e defendeu o incremento nos recursos do fundo de participação municipal, fonte de verba federal para financiar investimentos em obras e em serviços públicos. “Isso é colocar dinheiro onde as pessoas estão”, encerrou.

A organização do evento enfrentou dificuldades. Não havia espaço para todos prefeitos, primeiras-damas e convidados. Ainda na abertura do encontro, após a execução do Hino Nacional, muitos participantes ainda estavam nas filas para entrada. Eles gritavam: “Queremos entrar”.

5 imagens
1 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?