metropoles.com

Previdência: Bolsonaro admite que ainda não tem 308 votos na Câmara

Em entrevista ao programa do Ratinho, no SBT, presidente afaga parlamentares e diz que está à disposição: “Viro a noite para conversar”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
04/06/2019 Presidente Bolsonaro no Programa do Ratinho
1 de 1 04/06/2019 Presidente Bolsonaro no Programa do Ratinho - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), convidado do quadro “2 dedos de prosa” do Programa do Ratinho exibido na noite desta terça-feira (04/06/2019), admitiu que o governo ainda não dispõe dos 308 votos necessários para garantir a aprovação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. Provocado pelo apresentador, que questionou se os deputados estão demorando muito na análise da PEC nº 06/2019, que muda as regras previdenciárias, o presidente preferiu não atacar diretamente os parlamentares, mas deixou claro que está preocupado com os trâmites da matéria. “Não quero brigar com o Parlamento”, disse. “A Câmara está cumprindo os prazos regimentais, mas sabe que tem ruídos. Por enquanto, eu acho que nós ainda não temos os 308 votos necessários”, reconheceu.

A postura de Bolsonaro difere da que ele adotou no dia 6 de maio, no programa Luciana By Night, da apresentadora Luciana Gimenez, na RedeTV.  Na ocasião, bem mais otimista, ele disse: “Acredito que já temos votos suficiente para aprovar a reforma no plenário”.

No Ratinho, o presidente se colocou à disposição para dialogar com os deputados. “Se for para conversar comigo, eu viro a noite, sem problema. Agora, a bola está com o Parlamento”.

Ao responder à pergunta de uma telespectadora, Bolsonaro disse que acredita que o povo tem a exata dimensão da importância de se mexer na Previdência. Segundo ele, se fosse uma proposta para “ferrar o povão”, já teria sido aprovada, “sem discussão”. “Mas como não é dessa forma, está fazendo justiça realmente, porque o dinheiro que todos recebem também vem dos impostos. Então, o povo está se conscientizando”, observou.

É a terceira vez em um mês que o chefe do Executivo federal vai ao SBT: antes ele havia concedido entrevistas para o Programa Silvio Santos e para o The Noite, do humorista Danilo Gentilli.

Mudança na CNH
Pela manhã, Bolsonaro foi à Câmara dos Deputados para apresentar ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o Projeto de Lei (PL) que modifica regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ele comentou, em ocasiões anteriores, sobre a vontade de alterar a lei. Nessa segunda-feira (03/06/2019), o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, adiantou a proposta de aumentar a validade do documento de cinco para 10 anos, com exceção dos idosos, e permitir o dobro de pontos em decorrência de infrações, passando de 20 para 40 pontos.

Além disso, a proposta apresentada pelo presidente tira do Departamento de Trânsito (Detran) a atribuição exclusiva de atestar a aptidão dos motoristas. “Qualquer médico pode fazer isso daí”, garantiu.

“É um projeto que mexe com todo mundo. Quem não dirige, é dirigido. Quem não conduz, é conduzido”, disse, no momento da entrega do texto a Maia. Segundo o presidente, a proposta foi pensada de acordo com as necessidades econômicas do Brasil e visa o bem-estar dos profissionais que trabalham com o transporte.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?