metropoles.com

Previdência: acordo corta tramitação e PEC paralela será votada nesta 4ª

CCJ do Senado avalia proposta hoje, que inclui estados e municípios nas novas regras para o sistema de aposentadorias do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
DAVID ALCOLUMBRE
1 de 1 DAVID ALCOLUMBRE - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que a “PEC paralela“, como ficou conhecida na Casa, será votada na quarta-feira (04/09/2019) na Comissão de Constituição e Justiça. O texto, que reuniu as 27 assinaturas do colegiado, vai incluir estados e municípios e outras alterações que ficaram de fora da proposta original da reforma da Previdência.

Com o acordo entre as lideranças, a tramitação da PEC paralela ganha 30 dias que deveria ficar em discussão na CCJ. O argumento é que o assunto já foi debatido durante os encontros sobre a PEC 6/2019, que trata das mudanças nas regras de aposentadoria, que já foram aprovadas na Câmara dos Deputados no início de agosto.

“Vamos votar o texto em separado com uma nova emenda constitucional, chamada de PEC paralela, mas que anuncie a inclusão dos estados e municípios e as novas alterações. Assim, conseguimos votar na quarta na Comissão de Constituição e Justiça e ganhar 30 dias de discussão da matéria”, explicou Alcolumbre. A tramitação das duas matérias ocorrerá simultaneamente, por causa do entendimento entre governistas, oposicionistas e independentes.

Além disso, também na quarta-feira, a CCJ votará o parecer da PEC 6/2019, do relator Tasso Jereissati (PSDB-CE). Neste texto, o senador optou apenas por retirar trechos da proposta a fim de acelerar a apreciação dela no Parlamento. Ficaram de fora da reforma nacional o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a pensão por morte.

Se aprovada no plenário do Senado, com 49 votos em dois turnos, será promulgada pelo Congresso Nacional. A PEC Paralela, por sua vez, sai da CCJ, vai para o plenário e, se aprovada, seguirá para apreciação na Câmara.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?