metropoles.com

Presidentes sul-americanos querem “política única” para a Amazônia

Jair Bolsonaro (PSL) informou que os mandatários vão se reunir em setembro para discutir formas de proteção da floresta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro e Piñera
1 de 1 Bolsonaro e Piñera - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após reunião com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, nesta quarta-feira (28/08/2019), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) informou que, no próximo dia 6 de setembro, chefes de países da América do Sul discutirão medidas para preservar a Amazônia. De acordo com o mandatário brasileiro, o objetivo é elaborar uma “política única” para a preservação e a exploração sustentável da floresta.

O único país que não foi convidado para o encontro é a Venezuela, apesar de se tratar de um território amazônico. “Estaremos reunidos com esses presidentes, exceto o da Venezuela, para discutir uma politica única nossa de preservação do meio ambiente e bem como exploração de forma sustentável da nossa região”, indicou Bolsonaro.

A reunião serviu para os dois presidentes articularem o grupo de países sul-americanos. Piñera foi o único líder do continente a participar, como convidado, da reunião do G7 — grupo das principiais potências econômicas —, ocorrido no último fim de semana, em Biarritz, na França. No encontro, a questão da Amazônia foi um dos temas explorados, principalmente pelo presidente Francês, Emmanuel Macron.

Ao fim da reunião desta quarta, ocorrida no Palácio da Alvorada, os dois presidentes anunciaram que o Chile enviará quatro aeronaves para ajudar a combater focos de incêndio. “Queremos colaborar e investir para proteger melhor a Amazônia”, disse Piñera.

Segundo o chileno, ele está convidando outras nações a reunir investimentos para serem usados na preservação da floresta. “Os países amazônicos, que são nove, entre os quais o Brasil é o mais importante em tamanho, têm soberania sobre a Amazônia. Isso tem que ser reconhecido sempre”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?