metropoles.com

Presidente do PP, Ciro Nogueira, falta a eventos oficiais na Suíça

Senador, que viajava acompanhado da esposa, representaria o Brasil em evento em Genebra, mas não compareceu aos compromissos agendados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Instagram
Em ambiento interno, Ciro Nogueira (PP) recebe carinho na cabeça de sua esposa, a deputada federal Iracema Portella (PP). Ambos estão sentados numa mesa azul e com roupas formais - Metrópoles
1 de 1 Em ambiento interno, Ciro Nogueira (PP) recebe carinho na cabeça de sua esposa, a deputada federal Iracema Portella (PP). Ambos estão sentados numa mesa azul e com roupas formais - Metrópoles - Foto: Reprodução / Instagram

O senador pelo Piauí e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, liderou nesta semana uma delegação de nove parlamentares brasileiros em viagem à Suíça. Designado como chefe do grupo, ele representaria o Brasil na Assembleia Anual da União Interparlamentar (UIP), em Genebra.

A agenda de Nogueira, no entanto, se limitou a um almoço de confraternização entre parlamentares brasileiros e a dois curtos encontros que não estavam na agenda oficial da assembleia. A mulher do senador, deputada Iracema Portella (PP-PI), também estava na delegação. O casal não ficou até o fim do evento, que acaba nesta quinta-feira (18/10).

Nogueira e a mulher desembarcaram em Genebra na segunda-feira (15/10). Mas, pelo horário, o senador já não compareceu ao primeiro dia de reuniões – nem a qualquer outra atividade. Na terça-feira (16/10), o parlamentar foi a um almoço na casa da embaixadora do Brasil na ONU, Maria Nazareth Farani Azevedo.

A assessora parlamentar que acompanhou o grupo, Silvia Araujo, disse inicialmente que Nogueira esteve em reunião bilateral com a delegação do Marrocos, que organiza em dezembro uma conferência sobre migração, e queria reforçar o convite ao Brasil. O encontro, porém, não fazia parte da agenda oficial da UIP e estava marcado para o fim da manhã de terça, quando o senador ainda estava em seu hotel, como foi confirmado pela reportagem.

Questionada sobre as contradições de horários, a assessora disse que “não se lembrava mais” de quem estava em qual evento. E completou que precisaria ter um sinal verde de Ciro Nogueira para dar a informação. No início da noite, ela justificou que não tinha como prestar o esclarecimento e sugeriu que a reportagem ligasse para o gabinete do senador, em Brasília. Na capital federal, seus assessores não sabiam dizer qual havia sido sua agenda.

Na quarta-feira (17/10), Nogueira e a mulher deixaram Genebra pela manhã, sem voltar ao local do evento. Em seu gabinete em Brasília, a informação era de que ele voltaria ao Brasil no dia 23. Segundo a reportagem apurou, o senador teria viajado para Paris.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?