Presidente da OAB quer pacto nacional para “tirar Brasil da crise”
“Minha frase principal, o meu lema, tem sido que o país precisa sair do confronto e ir ao encontro”, disse Cláudio Lamachia
atualizado
Compartilhar notícia
No Congresso Nacional para a posse do agora presidente Jair Bolsonaro (PSL), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, defendeu, nesta terça-feira (1º/1), um pacto nacional entre os poderes, o que, para ele, pode ser o início da solução dos problemas que o Brasil ora enfrenta. “Minha frase principal, o meu lema, tem sido que o Brasil precisa sair do confronto e ir ao encontro”, disse Lamachia. “Só assim teremos condições de o Brasil voltar a crescer e diminuir essa linha de radicalização que ainda estamos vendo”.
O advogado afirmou que OAB há muito tempo tem defendido o pacto. “Aliás, participamos ativamente de todo o processo eleitoral, juntamente com o Tribunal Superior Eleitoral, com o Supremo Tribunal Federal e com o próprio ministro Dias Toffoli [presidente do STF]. A OAB tem defendido sim que os poderes devem ser harmônicos, como afirma a Constituição, e que todos nós, inclusive a sociedade civil organizada, participemos desse processo”, observou.
Sobre a expectativa em torno do governo Bolsonaro, Lamachia disse aguardar as propostas que o presidente apresentará à nação. “O discurso, rápido, não dá ainda a dimensão daquilo que o governo estará apresentando nesses próximos tempos”, ressaltou.
“Agora, todos, como brasileiros, temos que torcer para que o governo consiga efetivamente implementar uma pauta de crescimento do Brasil, com respeito à Constituição e, acima de tudo, que o Brasil possa sair desta crise que vivemos no contexto fiscal, no contexto econômico e, principalmente, gerar mais empregos. Todos nós brasileiros queremos que o Brasil volte a crescer e essa é a expectativa que nós da OAB temos”, encerrou.