Polícia Federal cumpre mandados no DF e mais seis estados em desdobramento da operação Lava Jato
Ação investiga pagamento de propina para a construção de ferrovias. Investigações revelaram prática de cartel e lavagem de dinheiro ilícitos obtidos por meio de superfaturamento de obras públicas
atualizado
Compartilhar notícia
Agentes da Polícia Federal estão nas ruas do Distrito Federal e em mais seis estados (Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás), desde o início da manhã desta sexta-feira (26/2), para cumprir 7 mandados de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão em mais um desdobramento da operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras. A operação foi batizada de O Recebedor.
A ação foi deflagrada com base em informações colhidas em um depoimento de delação premiada e acordos de leniência que apontaram pagamento de propina para a construção de ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste. As investigações revelaram prática de cartel e lavagem de dinheiro ilícitos obtidos por meio de superfaturamento de obras públicas.Os investigadores concluíram que as empreiteiras realizavam pagamentos regulares, por meio de contratos simulados, a um escritório de advocacia e mais duas empresas sediadas no estado de Goiás, utilizadas como fachada para maquiar origem lícita para o dinheiro proveniente de fraudes em licitações públicas. Estima-se que, só neste estado, o esquema desviou R$ 630 milhões dos cofres públicos.
Este é o segundo desmembramento da Lava Jato. O primeiro foi a Operação Cratons, realizada em dezembro de 2015. Na ocasião, a PF investigou crimes ambientais e comércio ilegal de diamantes extraídos de terras indígenas da etnia dos cinta-larga, em Rondônia.
Confira lista de alvos da operação O Recebedor:
Distrito Federal: Ulisses Assad; Rony Jose Silva Moura; Luiz Sérgio Nogueira;
Aloysio Braga Cardoso da Silva; Leandro Barata Diniz; Alfredo Moreira Filho; Laize de Freitas
Paraná: Cr Almeida S/A Engenharia de Obras; Ivai – Engenharia de Obras S/A
Maranhão: Agrossera – Agropecuária e Industrial Serra Grande Ltda
Rio de Janeiro: Construtora Norberto Odebrecht S/A
Minas Gerais: Servix Engenharia S/A – (Lagoa Santa/MG); Spa Engenharia Ind. E Com. Ltda;
Egesa Eng. S/A; Construtora Barbosa Mello S/A; Consórcio Aterpa M. Martins – Ebate;
Torc – Terraplanagem Obras Rodoviárias e Const. Ltda; Hugo De Magalhães;
João Bosco Santos Dutra; Bruno Von Bentzeen Rodrigues; Eduardo Martins;
Daniel Nóbrega Lima De Oliveira
São Paulo: Construtora Queiroz Galvão S/A; Mendes Júnior Trading E Eng. S/A;
Galvão Engenharia; Constran S/A – Construções E Comércio; Construtora OAS S/A;
Serveng Civilsan S/A Empresas Associadas de Engenharia; Cavan Pré-Moldado S/A;
Tiisa – Infraestrutura E Investimentos S/A; Braemp Brasil Empreendimentos E Participações Ltda;
Pedro Augusto Carneiro Leão Neto
Goiás: Elccom Engenharia Eireli; Evolução Tecnologia E Planejamento Ltda; Heli Dourado Advogados Associados S.S; Consórcio Ferrosul – (Santa Helena/GO); Heli Lopes Dourado; José Francisco das Neves; Marivone Ferreira das Neves; Jader Ferreira das Neves; Rodrigo Ferreira Lopes Silva; Rafael Mundim Rezende; Josias Gonzaga Cardoso; Juarez José Lopes Macedo.
(Com informações do G1 e da Veja)