Polícia do Paraná começa a investigar ataque à caravana de Lula
Apuração será realizada por unidade de elite da Polícia Civil do estado. Laudo sobre disparos será concluído nos próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil (PC) do Paraná abriu, nesta quarta-feira (28/3), inquérito para apurar os ataques sofridos na noite de terça (27) pela caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dois veículos da comitiva do político foram atingidos, e perfurações semelhantes a marcas de tiro, encontradas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) estão em Laranjeiras do Sul para apurar o caso.
Políticos do PT que acompanhavam a caravana do ex-presidente relataram que ao menos quatro disparos atingiram os dois coletivos. Lula não estava em nenhum dos veículos alvejados. Ninguém ficou ferido.
A Secretaria de Segurança Pública informou, por meio de nota, que o Instituto de Criminalística do Paraná deverá entregar o laudo de perícia das perfurações nos ônibus nos próximos dias. Um dos ônibus transportava jornalistas brasileiros e estrangeiros, além de convidados para o evento. Também havia pregos na estrada para furar os pneus.O pasta afirmou que não foi feito qualquer pedido formal de escolta da caravana do ex-presidente. Segundo a secretaria, houve ainda alteração, por parte dos organizadores, do roteiro e do cronograma que foram informados previamente às forças de segurança do Paraná.
Após episódios de violência durante a passagem do ex-presidente pelo sul do país, o órgão informou que a Polícia Militar reforçou a segurança em todos os locais indicados pelos representantes da caravana onde seriam realizadas manifestações com a presença de Lula.
A caravana de Lula pelo Sul termina nesta quarta-feira (28), em ato público em Curitiba (PR).