metropoles.com

Pivô da queda de Geddel no governo Temer é eleito deputado no RJ

Marcelo Calero (PPS) teve 50.533 votos. Ex-ministro da Cultura de Temer, defendeu a ética e a renovação política na campanha eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Calero – MinC
1 de 1 Marcelo Calero – MinC - Foto: null

Depois de deixar Brasília às pressas provocando a primeira grande crise política do governo Michel Temer, Marcelo Calero retornará a Brasília em 2019 como deputado federal do Rio de Janeiro eleito pelo PPS, embalado por bandeiras em defesa da ética e renovação na política.

“Foi a vitória de uma nova forma de ver a política. Efetivamente, como o lugar da prevalência do interesse público, não do compadrio”, disse ao Metrópoles na manhã desta segunda-feira (8/10), enquanto parecia ainda assimilar o mandato conquistado.

Para o primeiro mandato como deputado federal, o ex-ministro recebeu 50.533 votos (0,65%). O candidato a deputado mais votado no Rio de Janeiro nas eleições deste ano foi Helio Fernando Barbosa Lopes (PSL), correligionário do presidenciável Jair Bolsonaro, com 345.234 votos (4,47%). No total, foram eleitos 46 deputados federais no estado. Em 2010, então pelo PSDB, a tentativa de Calero de chegar à Câmara dos Deputados fracassou com 2.252 votos recebidos.

Após seis meses tumultuados à frente do Ministério da Cultura, sofrendo resistências do setor, Calero deixou o governo Temer, em novembro de 2016, acusando o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (MDB), preso pela Polícia Federal (PF), de pressioná-lo para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan liberasse a construção de um prédio em área tombada de Salvador.

Diplomata licenciado do Itamaraty, Calero participou do projeto Renova Brasil, apoiado por personalidades como Luciano Huck e Abílio Diniz. Antes de se engajar na campanha eleitoral feita em redes sociais, nas ruas e em encontros com eleitores, o deputado eleito dedicou-se a um mestrado em ciência política na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sobre o pensamento de Lima Barreto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?